Artigos e Documentários

GREENSLADE - “Uma Odisséia Musical Progressiva” (2009-03-22)

Amyr Cantusio Jr


Apesar de pouco falado ou lembrado entre os medalhões do progressivo, talvez mais pelo desconhecimento da obra totalitária do grupo, do que pela divulgação de seus álbuns ,esta é uma das bandas que mais produziu sons complexos e belos de toda história do progressivo.

Formada na sua base pelo tecladista virtuose Dave Greenslade, a estrutura sonora é montada gravemente de um contra -ponto bachiano sobre uma cama de percussão jazzística.

Aliás o baterista Andrew McCulloch é uma máquina percussiva impressionante, o que individualiza a sonoridade do grupo chamando a atenção pela beleza intrincada de sua música.

O que mais me impressiona quando ouço o som, são os arranjos de teclados, que na época, tinham que ser tocados separados em canais e depois sobrepostos, o que hoje pode ser feito de uma vez via midi ou computador.

Os arranjos clássicos e barrocos se destacam nos ouvidos, em primeiro, com a base de piano fender, depois sobreposto muitas vezes com o órgão hammond, recheados com cravo, arp strings, mellotron e moog.

A técnica precisa de Greenslade o coloca acima de grupos como Triunvirat,e o equipara mais ao Trace , do que um Keith Emerson por exemplo.

A precisão e integração dos teclados ao baterista é desbundantemente agradável e impressionante!

A totalidade musical não se utiliza de guitarras que aparecem ocasionais em alguns discos.Na realidade o formato básico é de um Power Trio “ keyboard oriented”.

Ainda devo incluir as magníficas capas , que são obra de arte a parte, desenhadas por grandes artistas .Cito aqui Roger Dean (Yes) que fez a logo - marca do primeiro disco, seguida por Patrick Woodroff( que fez o maravilhoso álbum Pentateuch of Cosmogony de 1979)

Aliás a audição é obrigatório aos amantes de batera e teclados, e além disto, aos apreciadores da música erudita, principalmente do período barroco, no que a obra citada é calcada,em especial J.S.Bach, Haendel e Vivaldi.

Tive que entronizar este artigo, pois ainda me faltava a memória não tê-lo feito devidamente há anos atrás, o que seria um grande pecado meu, e uma injustiça para com os ouvidos progressivos.Amigos, caiam de cabeça neste grupo maravilhoso, que lhes garantirá momentos inesquecíveis!


GREENSLADE: Formação Básica:
Dave Greenslade: keyboards
Tony Reeves: bass
Andrew McCulloch:drums
Dave Lawson: keyboards, flutes, vocals


Discos recomendados:



Time and Tide




Greenslade




Spyglass Guest




Cactus Choir




Besides Manners are Extra




Pentateuch
(este LP rarissimo,com obra de capa-book única na história do rock,ao lado do primeiro solo de Jon Anderson –Olias of Sunhillow, aliás ambos desenhados por Roger Dean)



Fonte :


Progbrasil