Artigos e Documentários

1960-1971- San Francisco ,Rock & Filosofia - WOODSTOCK (2009-08-26)

Amyr Cantusio Jr


40 anos de Rock
Em 1965 chega em pleno auge dos Beatles, o Mestre Swami Prabhupada em San Francisco, (U.S.A.).
Poucos meses mais tarde Harrison descobre o Swami e começa seu interesse pela filosofia oriental,a Índia e o Egito.
Vai para os pés do Mestre, recebe a ordenação da Bhakti Yoga, e parte com Lennon para a Índia.Há muitas fotos desta época, incluindo Harrison espetado com mais de mil agulhas de cabeça raspada, ou com as longas túnicas monásticas da Índia.
Com o colorido da época, cabelos longos, o rock começando a flertar com a sitar e os mantrans, toda a cena começa a prestar mais atenção ainda aos Beatles.
Harrison conhece Ravi Shankar e se torna seu discípulo na arte musical indiana.Nos discos Robber Soul e Revolver já despontam pela primeira vez a influência espiritual de Harrison na música do quarteto.
Mas tudo estoura rápido.Em Los Angeles, califórnia, a coisa está quente.Lsd com a nova filosofia indiana, as cores, e os vôos experimentais dão vida à quatro grandes grupos que mudariam muito a cena do rock: Grateful Dead, Grand Funk Railroad, Creedence e Jefferson Airplane.
O Grateful e o Airplane montaram vários shows, onde, pasmem, a droga foi proibida, e em seu lugar, o Swami Prabhupada com seus sinos de mão e discípulos, misturaram seus longos mantras ao rock lisérgico das bandas,tocando noites sem parar.
Lennon hospeda o Swami em sua fazenda, num local denominado “The Temple”, onde trava longas conversas com o Mestre, juntamente com Harrison & Yoko.
Em 67 já há o projeto de MontRey Festival, um dos maiores do mundo.
McCartney, até então afastado das evoluções de seus dois companheiros, devido a dissolução final da banda, viaja num jatinho de Frank Sinatra e é acolhido como consultor do grande Festival.
Outro grandioso evento, Woodstock (15 e 16 de agosto de 1969), com 540 mil pessoas,sem nenhum registro de violência ,marca como o maior festival hippie da história do rock, na contra cultura revolucionária da guerra sem armas.
É o Paz&Amor de Gandhi, com seu principio de Ahimsa (não violência).
Harrison encabeça a contra cultura apresentando pela primeira vez á uma platéia grandiosa Ravi Shankar,com a música hindu e um estrondoso solo de sitars e tablas, que marca Woodstock como um grande movimento espiritual pacifista do rock.
Neste meio tempo, Pink Floyd entra para gravar seu primeiro álbum.Os estúdios da Abbey Road são concedidos á eles, com supervisão de Alan Parsons, Lennon e Mccartney.
Com tudo efervecendo, incluindo a guerra do Vietnan, Lennon se reúne
em 1969 com os discípulos de Prabhupada e lança o hino Give Peace
A Chance.
Eis abaixo um trecho da letra:
“John & Yoko, Timothy Leary,Rosemary,Tommy Smothers,Bob Dylan,
Allen Ginsberg,Norman Mailer, hare krsna.All we are saying is give peace a chance”
Tudo baseado no livro de Prabhupada lançado em 1966 na forma de panfletos,denominado “A Fórmula da paz” (aliás obrigatório, alto nível mesmo).
O mantra Hare Krsna é gravado na seqüência por Harrison e ele passa a ser executado com coral no musical beat ‘HAIR”.
.
Harrison, ainda produz em 70, My Sweet Lord, estourando nas paradas do mundo todo.
Conhece ainda os Mestres hindus Maharishi e Osho, que muito acrescentam aos movimentos posteriores da filosofia e metafísica do rock de toda Europa(principalmente o psicodélico,o progressivo e o kraut rock alemão)bandas como Tangerine Dream, Yes, Pink Floyd, Popol Vuh, Guru Guru, Can,Ammon Duul II, Ash Ra Tempel,Cornucópia, Embryo,Gong, Soft Machine entre outras já se sobressaem com uma nova direção para a música e para o rock geral.Dos três acordes iniciais só restam lembranças agora!
Ainda Alen Ginsberg e William Burroughs reforçam a cena com o forte movimento Beatnik, onde o Pink Floyd de Syd Barret é a alma musical central.
Burroughs assistindo um show do Led Zeppelin lança o nome “heavy metal” que passaria a ser denominador comum de bandas como Black Sabbath e Steppenwolf.
Definitivamente o Power Flower psicodélico está instalado na Europa e USA.
Os grupos experimentais já estão no topo, o progressivo e o kraut rock alemão idem, tudo estoura no maior período da história recente da música do séc. XX, a saber, o rock.
Terminado os Beatles, uma longa espera pelo retorno se passou nos anos 70, sem nunca ter acontecido, infelizmente para o desespero de milhares de roqueiros do Planeta.
Harrison vai pra carreira solo linda e prolífera, começando com 2 álbuns experimentais (WonderWall...totalmente calcado na música hindu) e Electronic Sounds(eletronico concreto)
Ainda ajuda a lançar o maravilhoso álbum de Ravi Shankar (Shankar and his family friens) com a linda faixa I Missing You que estoura nas paradas da época!
Depois lança o derradeiro triplo All thing Must pass (com a participação já de Phil Collins entre outros grandes nomes do rock), o duplo Concert for Bengadlesh e funda o selo Dark Horse com o “ logo” indiano do Cavalo de Krsna nele!
Lennon vai para a panfletagem , se junta ao anarquismo do Mothers of Invention e produz inumeráveis obras primas para o rock.
Ainda em sua fazenda,cria um espaço onde hospeda o Swami Prabhupada, denominado “The Temple”,onde com Yoko, reverencia e estuda com o velho monge.
Mc Cartney funda o Wings e produz uma extensa carreira solo.Ringo, mais discreto, faz seus discos e alguns hits muito bons, acessorado por Harrison.
Desde 70 até a morte de Lennon dez anos depois, o rock iria ao apogeu, com obras inegualáveis, em quantidade e qualidade.Uma massa de recordações, símbolos, revoluções , que mudaria de uma vez a cara do Planeta todo.
(*) PS: em outro e-mail será enviado um LINK que fiz especialmente para comemorar os clássicos do rock anos 70, muitos derivados desta época maravilhosa.Entre eles, pra vcs. baixarem direto pra um CD:
Genesis,King Crimsom, Yes, The Guess Who, Led Zeppelin, Nazareth, Sweet,Uriah Heep,Slade, George Harrison ,Pink Floyd , etc....em seus mais significativos momentos !!!
Boa audição!!!E boa Viagem!!
Amyr Cantusio Jr


Fonte :


Progbrasil