Artigos e Documentários

O Movimento Progressivo Alemão - Parte 2 (2009-11-26)

Claudio Fonzi


Programas de Televisão

Na Alemanha, dois programas musicais de TV se tornaram célebres: o MUSIKLADEN e o ROCKPALAST. No MUSIKLADEN, sempre se apresentavam as bandas - alemãs ou não - que estavam no auge em determinada época. O inglês YES apresentou-se, na época do lançamento de seu disco "The Yes Album" (1971), no MUSIKLADEN, sendo que inclusive existe o vídeo (VHS e DVD) desta apresentação. No ROCKPALAST, são exibidos shows e festivais de rock, com grupos alemães ou não. Existe um vídeo pirata - surgido em 2000 - do GROBSCHNITT, com a filmagem completa de Solar Music Live, mais precisamente de um show em Dortmund, em 8 de dezembro de 1978, produzida pelo programa ROCKPALAST. Veja abaixo a capa de um álbum contendo uma apresentação do BIRTH CONTROL no ROCKPALAST.


Se alguém possuir maiores informações sobre estes programas, por favor, entre em contato.

Revistas

Tive conhecimento de pelo menos duas revistas musicais alemãs dos anos 70: MUSIK EXPRESS e SCHALLPLATTE. Também fiquei sabendo de uma revista musical alemã chamada ROCK NEWS, a qual não tenho certeza se é uma publicação mais recente ou se já existe há mais tempo. Vale ressaltar a edição da ROCK NEWS que traz a foto de uma formação mais recente do BIRTH CONTROL. Se alguém souber mais sobre as revistas musicais alemãs, principalmente dos anos 70, por favor, entre em contato.

Festivais de Música na Alemanha

Em 1968, aconteceu o primeiro maior festival alemão de rock, na cidade de Essen. O mesmo ano, 1968, viu a fundação do Zodiak Free Arts Lab (Laboratório Zodiak - Zodíaco, ou Zodiacal - de Artes Livres), em Berlim, por Hans-Joachim Roedelius, Klaus Schulze e Conrad Schnitzler. Não tenho certeza se isto era um festival. Se alguém tiver informação, por favor, entre em contato.Também fiquei sabendo de algo chamado Free Art Fairs, que também não sei se era um festival. Se alguém tiver informação, por favor, entre em contato.O fanzine Metamúsica (ano IV - nº 9 - novembro de 1999) divulgou o festival cult Burg-Herzberg Open Air. Vejamos um trecho da matéria sobre o evento:"(...) no início do ano passado nos chegou a notícia de um festival anual que acontecia na Alemanha e que era muito pouco conhecido por aqui (e quase nunca divulgado em publicações mundo afora, mesmo pelas especializadas). Resolvemos nos aprofundar no assunto e as pesquisas resultaram em muitas surpresas. Primeiro: o festival Burg-Herzberg Open Air existe desde 1991(!) e é realizado normalmente nos meses de julho em uma pequena localidade no interior alemão. O objeto do festival é resgatar todo aquele clima do Movimento Hippie, que ficou registrado na história pelo festival de Woodstock (1969). Assim durante 3 dias é estabelecida a Freak City, onde o pessoal fica acampado em uma fazenda, assistindo a shows e participando de atividades diversas. Aparecem pessoas de toda Europa, na maioria das vezes "sobreviventes" do modo de vida Hippie, trazendo a família, vestindo roupas coloridas e usando cabelos longos. A idade média vai dos 35 aos 60 anos, mas muitos jovens e crianças (Kinderland) também se fazem presentes. São milhares de pessoas, e a cada ano o festival parece ficar maior. Abaixo um pequeno resumo das edições anteriores.

Alguns grupos alemães que já participaram: AMON DÜÜL (I e II), BIRTH CONTROL, GURU GURU, ASH RA TEMPEL, FAUST, JANE, EMBRYO, HOLDERLIN.

Grupos "históricos" de outros países: SUPERCHARGE, HUMBLE PIE, GROUNDHOGS, HAWKWIND, GONG, FOCUS, CARAVAN, COLOSSEUM, WISHBONE ASH, PRETTY THINGS, MAN, PENTANGLE.

Bandas de formação mais recente: ANEKDOTEN, OZRIC TENTACLES, STARGLOW ENERGY.

Neste ano de 1999 o tema do festival (entre 15 e 18 de julho) foi "Cry For Freedom" (oportuna referência política aos fatos recentes da Europa Central - Otan, Iugoslávia, Kossovo - e do mundo em geral), contando com FAUST, MAGMA, IRON BUTTERFLY, PENTANGLE, FAIRPORT CONVENTION, ERIC BURDON, SPOCK'S BEARD, THE FLOWER KINGS, SMELL OF INCENSE, KORAI ÖRÖM, FANTASY FACTORY, THE SUPREMES, HANK SHIZZOE, SUNYA BEAT, OLE LUKKOYE, MARI BOINE, U.A, entre outros.

O sucesso tem sido tanto que o seu organizador, um herói chamado Kalle Becker, resolveu criar a gravadora Think Progressive que, devido à singularidade de suas reedições e lançamentos, pode ser considerada uma das mais interessantes da atualidade. Trabalhando com vinil e CDs, a rara seleção aumenta a cada dia."

Festivais de Música Folk (Folclórica) - não tenho certeza se estes festivais acontecem na Alemanha:
Kaustinen Folk Music Festival
Llangollen International Eisteddfod

Festivais atuais:
Hurricane e Southside
M"era luna (Hildesheim)
Rock Am Ring e Rock Im Park

Festivais de dança e música eletrônica:
Love Parade (Berlim)
Nature One (Hunsrück)
Mayday (Dortmund)

Há ainda, na Alemanha, numerosos festivais de música erudita (clássica) e de jazz.

Capas de Discos
Veja abaixo a capa do disco "Bäng" do BIRTH CONTROL na qual eles satirizam um ícone da cultura pop norte-americana: Marilyn Monroe - ao mesmo tempo em que é feita alusão à bomba atômica:


Veja o que foi feito com a Estátua da Liberdade, um dos maiores cartões postais americanos, além de símbolo da dita "democracia" dos EUA, em duas capas do KIN PING MEH. Uma é um tanto apocalíptica, enquanto a outra é escrachada:




Esta capa de "Lost Mankind", do SATIN WHALE, é, infelizmente, atualíssima:


Esta capa, do primeiro disco do KARTHAGO, é a que ilustrou a capa do livro "A Crack In The Cosmic Egg", sobre o rock progressivo alemão:


Livros sobre o Rock Progressivo Alemão

Título: Cosmic Dreams at Play - A guide to German Progressive and Electronic Rock
Autor: Dag Erik Asbjornsen
Editora: Borderline Productions
ISBN 1-899855-01-7

Título: A Crack in the Cosmic Egg
Autores: Steven Freeman & Alan Freeman
O livro aborda o movimento progressivo krautrock alemão

Título: Krautrock - Sampler
Autor: Julian Cope


Fonte :Jornal Metamúsica


Progbrasil