| 
          
            | Discoteca básica, fundamental 
 Edição remasterizada e com duas faixas bônus do primeiro disco do Present. Posso começar dizendo que tenho enorme prazer e orgulho de ter participado da produção dessa reedição. Além do som maravilhoso, remasterizado por Udi Koomran, tem duas faixas bônus, capa original, fotos inéditas e a biografia da banda feita pelo Aymeric Leroy e por mim.
 Seria mais justo dividir a resenha em duas partes, o álbum original e as faixas bônus mais a edição nova. Para quem nunca ouviu a música da banda belga Present, acho que a forma mais simples de descrevê-la é da seguinte maneira: pegue Fracture do King Crimson, coloque mais intensidade, complexidade, som retumbante e na formação dois pianos, baixo pesadíssimo e bateria rápida e complexa, substitua em várias passagens um dos pianos por uma guitarra torturante que você terá a vaga ideia do que você tem aqui. Para realmente saber..... não perca esse CD excelente. A banda foi formada por Roger Trigaux quando saiu do Univers Zéro em 1979. A ideia original era fazer um projeto só para gravar em estúdio. Roger arregimentou alguns membros e ex-membros do Univers Zéro, pela facilididade de diálogo e execução das suas composições, Christian Genet, ex-baixista, Daniel Denis, na bateria e o pianista de jazz Alain Rochette. Daniel compôs as partes da bateria para o álbum e diz até hoje ser uma das melhores experiências como baterista que teve. O disco tem praticamente duas faixas, Promenade Au Fond D un Canal e Quatre-vingt Douze, duas suítes em que são explorados a intensidade e os climas tensos. Nas duas suítes temos algumas das composições mais intensas do mundo do rock progressivo, com ataques sonoros e desenvolvimentos super-complexos, de execução primorosa e afiadíssima! Repulsion é a terceira faixa e um ensaio com improviso sobre um trecho da última faixa. Irretocável.
 Após a gravação do disco e tanto trabalho, Trigaux percebeu que seria desperdício não colocar a banda na estrada. As faixas bônus foram tiradas de um dos primeiros shows da banda e são composições gravadas originalmente pelo Univers Zéro, Dense e Vous Le Saurez en Temps Voulu que ganham interpretações elétricas em que Roger mostra o que ele pode fazer com a guitarra dado o ambiente adequado. Interpretações sensacionais, especialmente de Dense.
 A biografia da banda enfoca do início até a gravação do primeiro Lp, com fotos inéditas. A biografia foi feita a partir de entrevista que fizemos com os membros da banda e escrita principalmente pelo Aymeric, com alguma ajuda minha na parte final. As faixas bônus vieram de um cassete que Roger deu para o dono da Cuneiform no final dos anos 1980, uma das poucas gravações existentes do quarteto original executando material diferente do Lp. O som não é perfeito, mas a execução é primorosa. Obra prima imperdível!
 
 1 - Promenade Au Fond D Un Canal	19:16
 2 - Quatre-vingt Douze	15:34
 3 - Repulsion	3:21
 faixas bônus gravadas ao vivo em 28 de Fevereiro de 1981 em Halles de Schaerbeek, Bruxelas, Bélgica.
 4 - Dense	9:55
 5 - Vous Le Saurez en Temps Voulu	10:34
 
 Christian Genet - baixo
 Roger Trigaux - guitarra e piano
 Alain Rochette - piano
 Daniel Denis - percussão
 
 |    |