Marcelo Diniz - Analog Dream - Progbrasil

Marcelo Diniz

Brasil
http://www.myspace.com/marcelodiniz




Titulo: Analog Dream
Ano de Lançamento: 2008
Genero:
Label:
Numero de catalogo:

Revisto por Cesar Lanzarini em 22/08/09 Nota: 8.0

 

Ótimo trabalho, disco de cabeceira

A chegada de um CD de eletrônico (o estilo real mesmo, não aquele produto descartável de danceterias) brasileiro no meu aparelho de som é motivo para pelo menos uma semana de festa! Marcelo Diniz, com o seu CD de estréia, se junta ao panteão de Amyr Cantúsio Jr. e Eloy Fritsch (Apocalypse), ambos os maiores representantes brasileiros no estilo. Numa escala um pouco menor, André Mello (Tempus Fugit) que ainda tem um potencial muito rico a ser explorado, como mostra o CD Blue Desert. Seria um sonho a ser realizado ver os 4 tocando juntos em um show!

O trabalho de Diniz - como bem mostra o nome do trabalho - baseia-se em timbres de teclados analógicos. Não há maiores informações dos teclados utilizados por Marcelo no encarte do CD - único ponto fraco deste trabalho.

Mas vamos às músicas! A forma natural que encontrei foi traçar um paralelo das músicas com as referências musicais que tenho... É bem provável que Diniz nunca tenha ouvido sequer um destes artistas, mas enfim foi a forma que encontrei. Vamos ver:

01 - Fire Moon

Nos 40 anos da ida do homem para a lua esta faixa cai como uma luva! Lembra Alpha III em Seven Spheres.

2 - Voices of the Night

Bom exemplo de como usar um arpegio junto com uma bela melodia. Passa a idéia perfeita de um ambiente noturno.

3 - Escape

Lembra os melhores momentos do Tangerine Dream no album Le Park. Outra música que traduz o título com perfeição.

4 - Way of a Lonely Man

O coração parando no final da música traduz o sentimento de que o único caminho para o homem solitário foi a morte... Belas "camas" num timbre que lembrou o Korg Polysix.


5 - Black Hole

Ótima combinação de acordes sombrios e "loops" que levam você para o interior da matéria negra que compõe o espaço sideral. Se um dia eu vier a cair em um buraco negro, gostaria que esta música fosse a trilha sonora.

6 - Aquarius

O início climático termina com um bom solo e um acompanhamento mais pop. Entre todas, esta música foi para mim a que menos se destacou. Bom que exista a diferença de opinião!


7 - Icarus III

Uma mescla de Jan Hammer (trilha sonora de Miami Vice) e Jarre (anos 1980, principalmente Zoolook), mas tudo com a marca de Diniz.


8 - Pale Blue

Como menciona o encarte, faixa inspirada na obra de Carl Sagan. A atmosfera da faixa me remeteu a Eric Serra (trilha sonora do filme Imensidão Azul).


9 - Coming Back

Novamente timbres de Jean-Michel Jarre (do LP Oxygene) em certos momentos. Boa melodia (daquelas que "grudam" log na primeira vez que ouvimos) que me levou ao tema do filme Exterminador do Futuro. Maravilhosas as formas!


10 - Analog Dream

Faixa que encerra o trabalho. Novamente temos reminescências de Jean-Michel Jarre (Zoolook), Tangerine Dream anos 1980-1990 e Vangelis (Antarctica)
Progbrasil