Leap Day - Awakening the Muse - Progbrasil

Leap Day

Holanda
http://www.leapday.nl/




Titulo: Awakening the Muse
Ano de Lançamento: 2009
Genero:
Label:
Numero de catalogo:

Revisto por Marcello Rothery em 12/07/11 Nota: 7.0

 

Bom, mas apenas para fãs ou admiradores do gênero

Banda holandesa que faz um prog essencialmente melódico e acessível. Imagine uma banda assim, com dois tecladistas mas sem grandes exibicionismos nestes instrumentos, um guitarrista que aparece bastante e cujo estilo lembra Gary Channdler (Jadis) e Lele Hofmann (Clepsydra), e um ótimo vocalista cujo estilo lembra Gary Brooker (Procol Harum). Encontrei também alguns traços do pop-prog elegante do Alan Parsons Project na banda. Um belo cd, sem dúvida.

O cd é composto por 7 faixas, todas entre 7 e 9 minutos de duração. As melhores são as 2 iniciais, When Leaves Fall e What Would You Do, onde a banda é certeira nas melodias e na beleza dos vocais e solos de guitarras. A banda já garante o jogo ganho com essas duas belíssimas canções, que agradarão muita gente que curta um prog mais convencional, direcionado só a bonitas melodias, sem vôos instrumentais.

As duas faixas seguintes, Secret Gardener e Shop Windows Dummies, também são bonitas, embora não mantenham o excelente nível das anteriores. A coisa melhora nas duas seguintes (Eyes Wide Open e Sandgrains). Só achei um pouco cansativa a faixa de encerramento, Little Green Men, cuja estrutura não pareceu tão coesa quanto a das demais; foi o único momento em todo o cd em que eu percebi os tais "fillers".

Enfim, uma banda que promete, com vocais e melodias cativantes, além de um ótimo trabalho de guitarra, no nível dos melhores nomes desta vertente meio indefinida do progressivo que oscila entre o neo-prog dos anos 80 e o sinfônico moderno pós-anos 90. Os únicos senões vão para algumas das letras, um pouco ingênuas e que não dizem muita coisa, e para o fato da banda não ter conseguido manter no cd todo o excelente nível das duas faixas de abertura. Fora isto, só tenho elogios. Um cd bom para ouvir no carro ou numa reunião de amigos que curtam um som mais refinado, mas sem exageros.
Progbrasil