Anthony Phillips - Sides - Progbrasil

Anthony Phillips

Inglaterra
http://www.anthonyphillips.co.uk/




Titulo: Sides
Ano de Lançamento: 1979
Genero:
Label:
Numero de catalogo:

Revisto por Amyr Cantusio Jr em 18/08/07 Nota: 9.0

 

Extremamente bom, um clássico ro rock progressivo

Como muito pouca gente se lembra deste fabuloso multi-instrumentista, em especial guitarrista de mão cheia e tecladista,resolvi dar-lhe esta pequena homenagem.Phillips foi co-fundador do Gênesis junto com Peter Gabriel e Anthony Banks(teclados).
Em especial seu trabalho ganhou notoriedade no segundo e último álbum em que participou deste mega-grupo,cito o lindo Trespass(1970).Phillips na realidade deixou a linha traçada e diretriz estilizada das guitarras para seu sucessor Steve Hackett, indo direto para a complementação de seus estudos de violão e música erudita na Inglaterra,e, posteriormente,uma exímia carreira solo. Além de ótimo compositor,seus vocais são muito bem colocados lembrando muito Beatles,em especial os vocais de George Harrison.

Para referencial escute este trabalho (Sides)que considero uma das tres obras indispensáveis dele, Wise After The Event(1978) e The Geese and the Ghost (1977). Não espere ouvir algo na linha dos 4 rapazes de Liverpool...Seu trabalho é mais complexo e mais centrado na música erudita e rock progressivo,espacial e eclético.

Em Sides, Phillips convidou simplesmente a nata dos músicos que foram a lenda dos anos 60 e 70 no progressivo.Participam por exemplo ,Mike Giles(batera,ex- King Crimson),Morris Peart(percussionista do Brand X e Peter Gabriel),Ray Cooper(percussionista de George Harrison),John Hackett(flautas ),etc... Seus discos são centrados ,acredito eu como ouvinte e fan ,em momentos de estudos no qual ele entra numa apoteose sonora criativa,a qual exprime em trabalhos que não são repetitivos,ao contrário, cada qual com uma característica bem definida.Por exemplo, em Slow Waves,Soft Stars de 1987,ele desfila climas maravilhosos e místicos em sintetizadores,lembrando muito Jean Michel Jarre, Klaus Schulze e Tangerine Dream. Já na obra designada Private Parts & Pieces (volumes I,II,III, IV, V, VI),Phillips detona seus estudos particulares e desenvolvimentos de composição em cima do instrumento que pesquisava mais nas épocas dos mesmos,como piano acústico, violão de 6 e 12 cordas, e sintetizadores.

Neste Sides, o som é bem banda, progressivo, muito melódico e vai agradar fans de Camel e Hackett em cheio! Tive o prazer de trocar correspondências e discos com ele nos anos 80(ele era fan de um trabalho meu, The Aleph!!) e acredito que é uma grande pessoa,além do maravilhoso músico que é! Confira.
Progbrasil