Graham Collier

Inglaterra
http://www.jazzcontinuum.com

Titulo: Workpoints
Ano de Lançamento: 2005
Gênero: Jazz
Gravadora: Cuneiform Records
Número de catálogo: Rune 213/214
Clique aqui para Ficha Tecnica  

  Revisto por: Renato Moraes Nota:8.5
Dois concertos do compositor Graham Collier. Jazz, free-jazz, bigband, categorize como voc� achar melhor, mas a melhor designa��o para a m�sica desses dois CDs �: jazz ingl�s da melhor qualidade poss�vel. Na forma��o temos, entre outros, nomes como Karl Jenkins, John Surman, Harry Beckett, Kenny Wheeler, Mike Gibbs, John Marshall e Roger Dean. Conex�o direta com os prim�rdios do Nucleus, Brotherhood of Breath e Soft Machine. O primeiro CD foi gravado ao vivo em Southampton, Inglaterra em mar�o de 1968 e envolve banda de doze m�sicos, com tr�s trompetes, tr�s saxofones, dois trombones, vibrafone, baixo (Graham Collier) e bateria; alguns m�sicos tamb�m tocam outros instrumentos. N�o seria heresia nenhuma dizer que Graham Collier d� as suas composi��es o tom l�rico de Duke Ellington e a din�mica de Charles Mingus. Nesse concerto s�o apresentadas tr�s composi��es: a din�mica e estonteante Deep Dark Blues Centre, em que apenas algumas frases e determinadas seq��ncias foram escritas e a banda definiu o rumo e din�mica dos entremeios, mas com resultado chocante! Muita energia nos solos e muita coes�o da banda. A faixa transiciona diretamente para a mais calma The Barley Moon em que a flauta come�a com motivo oriental, o tema tocado pelos metais e o vibrafone ao fundo geram combina��o sublime. A su�te Workpoints tem quatro partes num total de 50 minutos; boa parte foi escrita, mas muito espa�o � deixado para que a liberdade dos m�sicos defina a evolu��o da m�sica; cada parte se inicia de maneira calma misturando ritmos fortes ao Bebop, ao New Orleans, flamengo e Blues, al�m de solos poderosos de todos os m�sicos, incluindo bateria e vibrafone. Apesar de in�meras refer�ncias ao jazz americano e tradicional, Workpoints � obra prima do jazz ingl�s que at� pouco tempo estava fadada ao esquecimento.
O segundo CD foi gravado ao vivo em Middleheim, B�lgica em Agosto de 1975, sendo que Graham Collier e seu baixo foram acompanhados por quinteto de trompete, sax, guitarra, piano e bateria. A banda tem som mais moderno em virtude da presen�a da guitarra e do piano el�trico, mas a qualidade sonora n�o � t�o boa quanto o concerto de 1968, apresentando est�tica em alguns trechos e com o som da guitarra variando o volume no in�cio da primeira faixa. O concerto come�a com Little Ben, pe�a bastante energ�tica com bons solos de guitarra e piano e bela intera��o entre os metais durante o tema principal. Under The Pier, belo blues, com solo de guitarra matador. Darius � a su�te do CD, com 40 minutos, e me lembra algo de Miles Davis no final dos anos 60, antes de Bitches Brew, algo como Miles in the Sky, mas j� com um p� no free-jazz. Clear Moon e Mackerel Sky, balada e blues escritos para uma big band su�ca tendo Harry Beckett e Ed Speight como convidados, foram re-arranjadas para sexteto e aparecem aqui com os dois m�sicos convidados na forma��o da banda. S� n�o � perfeito pela est�tica que aparece em parte do CD, mas demonstra a criatividade de Graham Collier como grande compositor do jazz brit�nico.

CD 1
Deep Dark Blue Centre - 18:13
Barley Mow - 5:45
Workpoints, Pt. 1 - 12:46
Workpoints, Pt. 2 - 10:14
Workpoints, Pt. 3 - 11:17
Workpoints, Pt. 4 - 16:33

CD 2
Little Ben - 18:50
Under the Pier - 6:00
Darius, Pt. 1 - 9:27
Darius, Pt. 2 - 13:18
Darius, Pt. 3 - 8:01
Darius, Pt. 4 - 4:08
Darius, Pt. 1 (Reprise) - 6:33
Mackerel Sky - 6:29

Art Themen - sax soprano e tenor; Chris Frazer Smith � trombone; Dave Aaron - flauta, sax alto, soprano e tenor; Ed Speight � guitarra; Frank Ricotti � bongos e vibrafone; Graham Collier � baixo; Harry Beckett - trompete, flugelhorn; John Marshall � bateria; John Mumford - trombone, sinos; John Surman - piano, clarinete baixo, sax baritono e soprano; Karl Jenkins - piano, obo�, sax baritono e soprano; Kenny Wheeler - trompete, flugelhorn; Mike Gibbs - trombone