Beach Boys

Estados Unidos

Titulo: Good Timin' Live At Knebworth, England, 1980
Ano de Lançamento: 2002
Gênero:
Gravadora: Label n�o informado
Número de catálogo:
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  Revisto por: Gibran Felippe Nota:4.5
Esse dvd traz a �ltima apresenta��o em que os integrantes originais do Beach Boys se uniram para um show em solo brit�nico, tocando ao ar livre para um p�blico de quarenta mil pessoas. Brian Wilson(piano/vocais), Mike Love(vocais), Carl Wilson(guitarra/vocais), Denis Wilson(bateria/piano/vocais), Alan Jardine(guitarra/vocais) e Bruce Johnston(piano el�trico/baixo/vocais) e mais o suporte de quatro m�sicos: Ed Carter - guitarra, Joe Chemay - baixo/vocais, Bobby Figueroa - bateria/vocais e Mike Meros - org�o/sintetizadores, estavam sendo aguardados ansiosamente para fechar a noite do festival nas proximidades do castelo da cidade de Hertfordshire na tour do �lbum "Keepin' The Summer Alive", lan�ado na Europa com relativo sucesso tr�s meses antes.

A introdu��o � muito interessante, com fotos saudosas do grupo nos anos sessenta, tendo como pano de fundo "Good Timin" em meio ao coment�rio de Alan Jardine sobre essa noite memor�vel no Reino Unido. Em seguida somos levados diretamente ao ano de 1980, com a chegada do grupo ao palco sendo saudado histericamente pela plat�ia. Bruce Johnston prenuncia que vai aquecer o p�blico ingl�s com um pouco de m�sica da Calif�rnia e a banda emenda com a famosa balada "California Girls", soft rock caracter�stico com baixo, guitarra e teclados apenas marcando para os vocais. A representa��o m�xima da ingenuidade do rock sessentista est� retratada nessa m�sica.

"Slopp John B", provavelmente a m�sica que mais me agrada da discografia do grupo surge sobre o comando dos vocais de Brian Wilson e seu belo piano na introdu��o com aqueles backing vocals agrad�veis, caracter�stica marcante do Beach Boys. Mesmo sendo uma m�sica reta, a tonalidade emocionada nos vocais de Wilson a tornam um dos grandes cl�ssicos do grupo, sendo muito admirada pelos seguidores dos californianos. "Darlin'" deixa claro que o instrumental mais elaborado n�o tem vez nas composi��es do grupo, onde a import�ncia vocal sempre sobrepuja o desenvolvimento instrumental, mesmo com um staff numeroso de instrumenta��o no palco.

O primeiro solo de guitarra chega apenas na introdu��o de "School Days" e s� chama aten��o justamente pela aus�ncia do mesmo nas m�sicas anteriores do que propriamente pela qualidade. Extremamente simples, linear e sem nada de especial. Algo que George Harrinson e Eric Clapton sempre fizeram de forma muito mais apurada que os Beach Boys. A apresenta��o continua se desenrolando com as m�sicas de baixa dura��o, afinal de contas s�o mais de vinte num espa�o de sessenta minutos sem muitas varia��es. Em "Good Only Knows" temos um ostinato peculiar de Brian Wilson nos pianos, mas o que para os f�s do grupo � um grande momento, simplesmente percebo de forma entediada.

Com o transcorrer do show, mesmo com uma sequ�ncia generosa de hits do grupo, destacando-se "Surfer Girl", "Get Around" e "Surfin' USA" fica percept�vel o quanto a banda j� estava totalmente datada para os padr�es oitentistas, executando o mesmo tipo de m�sica que fazia h� mais de quinze anos. Posso afirmar que � dif�cil de empolgar ouvintes com graus de exig�ncia mais elevados, ficando apenas o saudosismo de poder ainda sonhar, ou melhor, surfar nas m�sicas do Beach Boys, onde a rebeldia mais irisada dos anos sessenta ficava ainda mais radical por ouvir o rock do grupo da Calif�rnia. J� em oitenta, ouvir a banda com essa percep��o soava totalmente anacr�nico, principalmente num evento ao ar livre. Assistindo a esse show fica f�cil de compreender porque os Beatles resolveram eliminar as apresenta��es ao vivo, de forma precoce, em sua magistral trilha de sucesso. At� nesse quesito, ou seja, o da percep��o da hora certa de evitar a exposi��o exagerada, eles mostravam estar a frente do seu tempo.

Interessante que a magia do grupo parece ter ficado contida nos discos originais fabricados em vinil, pois considero as vers�es originais bem mais contagiantes que as apresentadas nessa apresenta��o med�ocre. Nem "Good Vibration", o maior cl�ssico do grupo, foi capaz de causar impacto, principalmente �queles que est�o acostumados com uma sonoridade mais sofisticada. � verdade que os amantes do Beach Boys certamente v�o se deliciar com os acordes iniciais e o refr�o marcante dessa composi��o, mas com sinceridade, creio que fica realmente restrita �queles que cresceram ao som do grupo, aos estudiosos da fase inicial do rock e para todos que curtem o rock b�sico intimamente ligado aos prim�rdios dos anos sessenta, previamente influenciado por nomes como Jerry Lee Lewis, Little Richards, Chuck Berry e obviamente Elvis Presley.

Existe uma aura m�tica em torno do Beach Boys que n�o possuo compet�ncia suficiente para explicar ou entender. Nesse evento, ao ar livre em solo brit�nico, para se ter uma id�ia da grandiosidade e for�a da banda, alguns dos artistas de abertura foram nada mais, nada menos que Mike Oldfield e Santana. Lembro-me bem quando Brian Wilson esteve no Brasil, por ocasi�o do TIM Festival em novembro de 2004, ocorreu um frisson t�o grande por parte da imprensa e do p�blico, que os alem�es do Kraftwerk passaram quase desapercebidos e ofuscados. Se n�o fosse pela apresenta��o espetacular dos homens-m�quina, com certeza o incenso seria destinado integralmente ao m�sico americano.

Acho muito para uma banda, que mesmo levando-se em considera��o a sua �poca, voltando no tempo e analisando contextualmente o seu auge na d�cada de sessenta, n�o possu�a a atitude dos Rolling Stones, a genialidade dos Beatles, a ousadia dos The Doors e muito menos o rock refinado dos Moddy Blues. Isso fica ainda mais latente assistindo ao show contido nesse dvd. Infelizmente devo ser franco, foi dif�cil chegar ao fim numa tacada s�. Assistir esse show na �ntegra sem ficar enfastiado, somente para os amantes do rock b�sico e convencional, sem falar nos f�s do grupo e posso dizer sem maiores preocupa��es com o uso do trocadilho: esse dvd do Beach Boys n�o � a minha praia!