Aphrodite's Child Biografia - Progbrasil

Aphrodite's Child

Grecia
http://elsew.com/data/ac.htm




Comentario feito por Amyr Cantusio, como publicado na revista Valhala

Em meio a grande onda de criatividade e explosão musical no inicio dos anos 70,onde a maior parte das bandas competia em qualidade e em obras que se sobrepujavam umas as outras(ao contrario de nossa famigerada época em que todos competem pra ver quem faz pior e ganha mais...)surgia a banda grega Aphrodite`s Child.
Logicamente, vocês questionariam, quem iria prestar atenção à um grupo de tão distante e disvinculado país da cena roqueira?
Bem,eis a questão do quesito da mesma ser resenhada aqui,onde o objetivo é resenhar bandas do underground,que por excelência,não fizeram sucessos estrondosos como os mega grupos do período.
Mas desta banda surgiram dois monstros musicais,que por seus trabalhos solos,viriam arrebentar na mídia rock-pop-eletronico.Cito Vangelis Papathanassiou(sim, o Vangelis ,que fez sucessos como Carruagens de Fogo, Blade Runner, 1492 , El Greco, Heaven and Hell, Mask, Spiral, Antártica,etc....e milhares de trilhas sonoras e documentários cinematográficos na área eletrônico-sinfônico).E o exímio cantor, dono de uma voz ímpar e afinadíssima, além de um grande carisma, Demis Roussos, que viria a estourar no Festival FIC Internacional da canção!!
Agora,indo ao trabalho do Aphrodite, que iniciou em 1970 com o disco
End of the World, seguido de It`s Five o Clock ,viria mesmo a marcar sua presença com o famoso e raro álbum duplo conceitual intitulado 666(sim, o número da Besta Apocalíptica)de 1974.
Eu peguei este vinil saindo do forno na época de seu lançamento,e,pasmem, já babei...pois o som em algumas faixas me lembrava muito o Led Zeppelin!!
Batera bem marcada, climas esotéricos, teclados atmosféricos indo mais para o rock progressivo, e a voz de Roussos meia rouca e aguda soando misticamente em meio àquela música maravilhosa!
Um álbum de cabo a rabo que vale o nome da banda e marca a história do rock.
Lindo,com narrativas estilo do Eloy, pegadas cruas mas bem trabalhadas ,com mais dois excelentes músicos além de Vangelis(teclados) e Roussos(vocais e baixo), na batera Lucas Sideras e nas guitarras Silver Koulouris.
Na realidade o álbum traz performances conceituais bem em cima do Apocalypse de João,incluindo no inicio de faixas, trechos narrados da Bíblia!
Não é um trabalho evangélico, mas gnóstico.Lembrando que a palavra Gnosis vem do grego(conhecimento).
A capa do álbum , que abre em duas partes, tem o fundo totalmente vermelho com o número 666 estampado grande na frente.
Até o momento não tive cópias oficiais desta obra prima nas mãos, a não ser bootlegs de vinil feito pelos colecionadores(que já quebra um galhão).
O Aphrodite faria ainda mais um último álbum de adeus, posterior a este,com o nome da própria banda como título, o qual realmente é fraco se comparado ao grandioso 666.
Encerrada a banda, os dois músicos principais citados acima viriam a se tornar grandes astros no meio musical,em especial Vangelis que possui uma vasta e grandiosa discografia.
Se puder, não perca a oportunidade de adquirir este LP (ou CD??) o mais rápido possível,pois não se arrependerá! Creio que o ouvirá por muitas e muitas vezes!!Confira urgentemente!!!


Progbrasil