Entrevistas

Amyr Cantusio Jr. (2010-06-18)

Conduzida por Gibran Felippe




ProgBrasil: Mestre Amyr, antes de tudo, a ProgBrasil sente-se honrada com esta oportunidade de entrevist�-lo. Como foi seu in�cio com a m�sica, quais foram suas motiva��es, ocorreu algum fato marcante para seu ingresso no estudo musical, ou foi algo que j� nasceu contigo?

Amyr - A honra � toda minha!! Foi diretamente algo que nasceu comigo. Eu comecei a estudar viol�o cl�ssico com sete anos. Aos 12 anos pintou um piano em casa... Comecei a toc�-lo fluentemente!!!Minha m�e que � professora de m�sica e piano aposentada hoje, ouviu e ficou apavorada... Ela n�o compreendia como eu podia tocar sem ter nunca colocado as m�os num piano!!Levaram-me at� para exorcizar literalmente!!

ProgBrasil: Quais s�o suas principais influ�ncias musicais?

Amyr - De cara juntamente estranho talvez aos amigos, Schubert,Bach,Vivaldi,Beethoven,Wagner,Beatles,Peter Hammill,Black Sabbath , The Monkees, Stones, Pink Floyd,Creedence e Led Zeppelin.Foram um pacote completo desde meus cinco anos de idade ouvindo.De certo Gentle Giant, Jethro Tull e todo rock compreendido entre 1964-1980 foi a base!

ProgBrasil: A paix�o pela Literatura � algo latente na sua arte como fonte constante de inspira��o, quais s�o os escritores que mais fazem sua cabe�a?

Amyr - Jorge Luis Borges (nobel Argentina) o qual dediquei dois LPS meus(The Aleph e Ru�nas Circulares) Ambos os contos dele.H.P. Lovecraft e Edgar Alan Poe s�o uma base profunda. Aleister Crowley, Giovanni Papinni, Guy de Maupassant, Milton, Dante, e Mestres Orientais como Osho,Gurdjieff, Prabhupada, Samael Aun Weor, Blavatsky,Yogananda, Yogakrishnanda,Vedas,Popol Vuh,Bardho Todhol,Livro dos Mortos Eg�pcio, etc. Leio muito,inclusive ci�ncias metaf�sicas, ps�quicas,musicais, etc.

ProgBrasil: Seu primeiro registro conhecido na cena rock ocorreu nos anos setenta com o grupo Spectro. Naquela ocasi�o, ainda jovem, voc� era a figura de lideran�a do grupo ou havia um mentor para aquelas maravilhas compostas pelo Spectro? Como foi o lan�amento oficial em cd (devidamente esgotado) desta lend�ria obra pela Medusa Records? O que este resgate de suas origens musicais significou especialmente para voc�?

Amyr - Cara eu sempre fui o compositor e mentor das minhas obras...nasci assim!!Eu componho f�cil, escrevo tamb�m fluentemente.O Spectro era minha banda especial,onde na �poca, �ramos um p�reo duro para outras bandas nacionais.Tocamos paralelamente com Made in Brazil, Burmah, Rock da Mortalha,etc. Uma �poca de sonhos, m�stica, colorida e maravilhosa. O resgate do Spectro foi longo...complicado achar a M�ster de rolo Teac quatro canais, passar para cassete,depois para computador....lan�amos 100 c�pias numeradas pela Medusa.Foi �timo!Ouvir este trampo � como
voltar ao passado com cheiro e tudo mais!!

ProgBrasil: O que de fato � o projeto Alpha III? Uma grupo? Um ideal? M�sica eletr�nica? M�sica erudita? M�sica sinf�nica? Rock Progressivo aut�ntico? Enfim, tudo isso numa congrega��o ecl�tica?

Amyr - Alpha III � uma constela��o no Cruzeiro do Sul imagin�ria (l� existe Alpha II), nome que surgiu em 1981.Seria m�sica eletr�nica erudita aliada ao rock. Nunca optei pelo termo progressivo. Fui enquadrado.No LP Mar De Cristal o qual n�o mixei nada,tinham m�sicas de teor progressivo e outras pop chatas new age que fiz. Para poder ter produtor.Como minha forma��o � erudita mesmo, tem muita coisa sinf�nica no meio! Sou um excluso do meio erudito por tocar rock, e pouco aceito no rock normal pela minha forma��o acad�mica...No Brasil existem preconceitos de
porrada!!Uma tal de palavra "perfil" que usam para discriminar as artes!!

ProgBrasil: O primeiro registro oficial do Alpha III foi o LP "Mar de Cristal". Descreva o panorama daquela �poca, in�cio dos anos oitenta. Como foi recebido este seu primeiro disco pelo p�blico e cr�tica, assim como as op��es sonoras escolhidas para delinear a textura sonora desta produ��o. "Mar de Cristal", ainda hoje, � considerado um disco raro no meio progressivo, por acaso h� excessos de experimentalismos, algo que fugia muito do paladar musical mais pop como vertente musical para o rock dos anos oitenta?

Amyr - Mar de Cristal � o mar que aparece no Apocalypse ,e as letras deste LP s�o muito boas.N�o gosto de metade das faixas musicalmente falando!! A foto da capa fui eu que bati em Minas num ranchinho de meu pai.Sim, o LP vendeu de cara para Alemanha umas 800 c�pias.Quem curtia progressivo achava ruim as outras faixas pop, e vice-versa.Tem muito mini ?moog sat�lite,korg poly-61 e �rg�o farfisa que foram os que usei em massa neste LP.Fiz todos os baixos no moog tamb�m. O que ferrou foram os vocais que n�o foram mixados e estouram em momentos. Se voc�. ouvir com calma vai perceber a influ�ncia de Hammill ali...Vocais dobrados, tr�mulos dram�ticos, mas tudo em portugu�s. Remixei este �lbum a partir de um LP e est� no pacote. de 10!!Ficou muito melhor agora!!

ProgBrasil: Os dois trabalhos subsequentes do Alpha III tamb�m s�o bem dif�ceis de encontrar: "Sombras" e "Agartha". Descreva sua percep��o acerca destes discos, quais as motiva��es, assim como a sonoridade e estilo dos mesmos.

Amyr - Sombras foi a obra derradeira,mas mal gravada (4 canais num rolo Teac) porque fiz a vontade o que queria.A capa � linda(desenho do Oswaldo Vasconcellos). � uma continua��o da vis�o apocal�ptica de Mar De Cristal.Sombras teve 2 anos de ensaio com Beltrame e Furlan (batera e baixo respectivamente)Neste �nterim tocamos em S�o Paulo com sucesso de cr�tica no MASP. no Centro Cultural Vergueiro, no Jabaquara,programas de T.V. etc. foi o melhor momento do Alpha III. Agartha fiz a grava��o em 5 horas direto num PSR-70 Yamaha+ um Sy-2 synthesizer (na �poca um luxo)um moog sat�lite e um �rg�o farfisa. Usei meu conhecimento total de m�sica dodecaf�nica. Nada havia neste estilo.Ali�s eu toquei de primeira. O pessoal estranhou.Mas no Jap�o vendeu bastante e no M�xico foi considerado obra prima. A capa � outra obra de arte!

ProgBrasil: J� nos anos 90, o Alpha III iniciou uma parceria com o selo niteroiense Rock Symphony para o lan�amento de diversas obras. Como foi esta parceria?

Amyr - Numa noite o Leonardo Nahoum me ligou e queria gravar o The Aleph (LP) em CD pela Rock Symphony...fui um dos primeiros m�sicos a gravar l�!! Adorei a id�ia.Depois pintaram outras ofertas para outros discos, sempre dele.E assim foi....No RARF fiquei sabendo pelo pessoal amigo dele que o ALPHA III (CDS) vendiam bem.!!fiquei muito contente com isto. Uma pena que esta crise imbecil tenha dado um ponto mortal nos CDS!

ProgBrasil: O Alpha III tamb�m foi lan�ado no exterior pela respeitada gravadora italiana Mellow Records. Quais foram as obras lan�adas pela Mellow? Estes lan�amentos possibilitaram uma maior penetra��o internacional de fato? Como foi a percep��o da cr�tica internacional?

Amyr - Bem, acho que meu destino sempre foi ser pioneiro e pobre...no sentido que as portas se abrem , e voc�. tem que desmatar.A parte monet�ria nunca � compat�vel !! Fui o �nico m�sico brasileiro a ser convidado pra gravar na Mellow. No momento n�o sei se tem mais algu�m.Um dia recebi uma carta da It�lia de repente, de um f� declarado do meu trabalho...Era o Mauro Moroni que queria lan�ar CDS meus l�! O Alpha III j� tinha um nome internacional �timo em centenas de revistas do mundo todo antes dos CDS italianos. Da� melhorou mais ainda. Nunca tive criticas negativas ...sempre foram boas ,se considerando as dificuldades, falta de grana, etc. No Brasil, quando as criticas eram negativas(raras) falavam sempre da qualidade da grava��o...nunca das m�sicas...O que era realmente verdade em certos
discos.

ProgBrasil: � verdade que voc� j� foi considerado o melhor tecladista do ano por algum meio de comunica��o internacional relacionado ao rock progressivo?

Amyr - Sim.Ouve uma vota��o internacional na Latvia, Escandin�via,no Green Dolphin anual (n�o lembro o ano) e fui considerado melhor tecladista e melhor projeto...o que me impressionou era que eu estava dois pontos a frente de Rick Wakeman junto com Keith Emerson e Anthony Banks!!!N�o acreditei!! O Alpha III nas criticas da It�lia foi
considerado o projeto mais importante da Am�rica Latina. O pr�prio Mauro Moroni dizia nos seus panfletos da loja que o Projeto era o melhor, mas infelizmente desconhecido das massas.Depois vieram pr�mios com Ru�nas Circulares(na Marquee o Alpha III aparece em destaque entre Gentle Giant e E,L&P) de capa e m�sica.O Seven Spheres ganhou como melhor �lbum de teclados no Canad� numa radio FM.O The Aleph voltou a conquistar o p�blico progressivo japon�s.Recebi uma carta de Anthony Phillips(Genesis) dizendo que ele era f� do LP The Aleph e que adorou os pianos!! Depois no Brasil tive muitas criticas sobre meu virtuosismo de teclados em revistas de rock...tenho bastante coisa aqui ainda!!Muito legal!!

ProgBrasil: Sabemos que al�m da m�sica, voc� tamb�m � um artista e estudioso da arte pl�stica. Como foi receber uma cita��o na obra do mestre Roger Dean? Se ped�ssemos para que voc� citasse uma �nica capa que fosse marcante para ti dentre os seus �lbuns, qual seria e por qu�?

Amyr - Bem, amigo,receber uma cita��o fotografada como uma das 10 melhores capas do mundo de 1988 no livro de Roger Dean foi extasiante!!mais ainda para o desenhista Oswaldo!! Todos ficamos muito alegres..Ainda mais ,novamente ,o Alpha III � a �nica banda do Brasil e ter sacramentado o trampo l�!!!Levamos o nome do Brasil para fronteiras distantes amigo!!Com suor, sem grana, na base da ra�a e dedos mesmo!!! Bem,se for capa do ALPHA III a mais bela � o AGARTHA para mim.De Roger Dean o Tales from the Topographic Oceans do Yes !!

ProgBrasil: Na sua vasta e prodigiosa carreira, ocorreram encontros, grava��es, conviv�ncias e shows com diversos m�sicos, atrav�s das mais diversas forma��es do Alpha III e dos seus projetos paralelos. H� algum(ns) que voc� gostaria de citar em especial?

Amyr - Sim, foram muitos encontros e produ��es.Bem, Wejah de S.P. o qual fui engenheiro de som com Moises Leite,programei os synths, e toquei o �nico piano ac�stico de introdu��o numa m�sica do �lbum da Faunus, Renascen�a. O Djam karet foi uma banda que eu descobri sozinho cara!!!Fiz contato com o l�der Chuck Oken Jr. e lancei o �lbum metade pelo selo Alpha III, metade pela Faunus.posteriormente a banda � um sucesso hoje!! O �lbum era o The Ritual Continues(estava num cassete!!!). Depois atrav�s do holand�s Hans Vissers, consegui a masteriza��o de um CD que estava preso eletronicamente num DAT ,pelo engenheiro de som do Klaus Schulze, Tobias Sudoff !!� o in�dito
Grimorium Verum que est� entre os 10 CDS que ofereci ao pessoal in�ditos recentemente na Progbrasil. Tive contato com Kit Watkins (Camel), com Steve Roach, com Yanni antes de ele ser figur�o!!!trocamos CDS !!Acredita?? No Brasil toquei nos programas de T.V. Panorama e Metr�polis (TV Cultura). Recebi convite uma vez para ir ao Silvio Santos...recusei...n�o ia dar p�!! E tamb�m para fazer arranjos na dupla Xit�ozinho e Xoror�...quando. eles estavam come�ando aqui em Campinas...ai meu Deus..;..totalmente fora de contexto!! E in�meras outras coisas ...Uma legal foi ter tocado com o Burmah (Argentina) que eram alguns dos caras da banda El Reloj., na Concha Ac�stica de Campinas
em meados de 76.

ProgBrasil: Ainda que relacionado intimamente ao classic rock e tamb�m ao eletr�nico, voc� possui recentes participa��es em projetos de metal, fale um pouco sobre sua paix�o e projetos nesta vertente t�o aclamada do rock.

Amyr - Bem, at� no Hellish War eu toquei (speed metal) e gravei a demo do primeiro LP.Fiz shows com eles tamb�m. Tive bandas como Acron (oficialmente lan�ado aqui e distribu�do pela Musea) e Saint Brandan.Eu adoro black metal, dark metal, gothic metal, dark wave e hard rock de certo!!Sempre toquei e cantei.Ent�o esta dentro do sangue mesmo!!

ProgBrasil: Al�m de sua atividade como compositor e produtor em sua vasta carreira musical, sabe-se de sua atua��o relacionada � m�sica como forma de tratamento terap�utico. Descreva-nos esta atividade e sua import�ncia para a sociedade.

Amyr - Bem ,eu acabei me aprofundando em psican�lise integral (Dr.Noberto Keppe)e estudei medicina psicossom�tica.Mas trabalho com terapia alternativa na musicoterapia. A base de Jung, Freud,Menninger,Keppe, etc. est� nos meus estudos.Dou palestras sobre Yoga e estados alterados de consci�ncia atrav�s da m�sica.Fiz parte da Gnose,compus 12 fitas cassete para a Gnose da Espanha,etc. Tamb�m fui monge bhakti yoga da escola v�dica de Sri Prabhupada nos
anos 70. Dai meu trabalho ter toda uma base metaf�sica e filos�fica eu adorar George Harrison!!

ProgBrasil: Nos dias atuais � muito complicado obter investimento para produ��o de discos, ainda assim sabemos da exist�ncia de um dvd independente do Alpha III, por sinal muito interessante. A participa��o das dan�arinas do espa�o Lince Negro embeleza e possibilita ares teatrais conectada � dramaticidade das performances. Como funciona o
processo de misturar m�sica e encena��o, com equil�brio para que uma arte n�o sobrepuje a outra?

Amyr - N�o � dif�cil.Eu j� havia trabalhado com dan�arinas de ballet Cl�ssico da Academia da Juliana Ommati em Campinas.Apresentamos um ballet(n�o filmado !)chamado Dan�a dos Planetas que foi apresentado no Hotel Holliday Inn e no Teatro Castro Mendes de Campinas.Fiz uma �pera que foi encenada com o Alpha III + duas cantoras de �pera internacionais nos anos 80 (Vera Pessagno e Suzana Cabral). Se chamava N�bula.Os dois shows eu toquei com banda e piano solo tamb�m. Este pessoal � disciplinado.Eu sou chato pra ensaio...ent�o fica um clima s�rio...da� a coisa flui.Mas eu n�o sou eg�ico ou narcisista.

ProgBrasil: O Alpha III foi considerado o grande destaque do RARF 2008 em Niter�i, numa apresenta��o exaltada por todos os presentes. Como foi a experi�ncia de se apresentar pela primeira vez ao p�blico carioca?

Amyr - Foi maravilhosa.Apesar de no dia eu estar com tonturas e dor de cabe�a, eu consegui tocar legal.A plateia e a vibra��o foi muito relevante,uma recep��o rara e inesquec�vel.Gostaria de ter tocado o dobro, de ter tocado piano,de ter tocado Rick Van Der Linden e Keith Emerson!!mas eu tive tamb�m um problema com o baterista oficial do Alpha III Victor Marcellus na hora de viajar ao Rio.Desta forma foi convocado em cima da hora o baterista (excelente por sinal) do Lumina. Ai decidimos partir para o que fazemos melhor: improvisos em cima de alguns temas dos CDS,e deixar o som correr solto!!Foi o que aconteceu!!!Lindo!!

ProgBrasil: Se tivesse que escolher cinco discos para levar a uma ilha deserta, quais seriam?

Amyr - Bem, uma pergunta dif�cil!!tem milhares de coisas lindas!!!Mas va l�!!

The Lamb Lies Down on Broadway (Genesis)
Godbluff (Van Der Graaf Generator)
Black Sabbath (primeiro)
Led Zeppelin III
Beatles (Abbey Road)


ProgBrasil: Quais os grupos e artistas nacionais progressivos, que est�o na ativa, merecem aten��o especial?

Amyr - Bem, tem um pessoal na cena que s�o de primeira. Quaterna R�quiem, Apocalypse, Banda do Sol, Tempus Fugit, e muitos outros m�sicos que no momento est�o entabulando projetos, etc. e outros os quais n�o me lembro no momento!!Na
gravadora/cast da Rock Symphony h� um grande exemplo disto!! Mas tem muita gente boa sim!!

ProgBrasil: Como foi a parceria com Edgar Franco, aclamado escritor de HQs, na concep��o de trabalhos vision�rios?

Amyr - Cara, o Edgar � uma figura �mpar na cena de capas e som!!O cara para mim seria um dos maiores desenhistas atuais do Mundo!!Sem exageros!!Uma mente privilegiada!! Ali�s participei eu e o colega Diniz de um novo CD dele que saiu pela Legatus/Sui�a numa faixa �tima!!Breve divulgarei � todos!! Aproveitando o momento,esperando que ele n�o fique bravo pela pr� divulga��o, estou com um trabalho j� gravado em conjunto com o Alexandre Maraslis!!mas � surpresa...uma linda surpresa que n�o sabemos ainda se vai vingar em CD ou LP ou em ambas!!!

ProgBrasil: Amyr, parab�ns pela sua bela carreira, desejamos sempre o melhor e qual recado final deixaria para aqueles que pensam em se aventurar no universo progressivo?

Amyr - Grato de cora��o � todos e � voc�. Gibran.Em especial todo mundo j� sabe minha vis�o ap�crifa e revolucion�ria a respeito do Brasil e das artes. Toco h� 40 anos...ent�o h� uma larga experi�ncia nisto tudo. Mas arte vem do cora��o.E cora��o n�o pode ser comercializado.O rock progressivo deve e s� pode ser feito sem intentos comerciais,vindo diretamente da alma, da satisfa��o de fazer algo relevante e belo! A partir do momento em que se quer vender m�sica como tomates, a coisa estraga. Esta m�sica em especial � elitizada n�o monetariamente, mas intelectual e espiritualmente.Nunca atingir� as massas.Ent�o todo aquele que quiser entrar no progressivo, deve ter em mente que est� entrando num Mosteiro!!!

Namast�!!

abra�os � todos e muito grato!!


Progbrasil