Camel - Footage II - Progbrasil

Camel

Inglaterra




Titulo: Footage II
Ano de Lançamento: 2005
Genero:
Label:
Numero de catalogo: 808

Revisto por Gibran Felippe em 13/01/09 Nota: 9.5

 

Obra-prima, irretocável

Obra-prima, irretocável. 'Footage II' traz mais um capítulo da odisséia proposta pela produtora Camelproductions, apresentando em vídeo os grandes momentos do lendário Camel, do passado ao presente. O dvd inicia com um clipe tocando ao fundo 'Aristillus' e nessa introdução é apresentada a imagem de uma caravana no deserto com um breve texto contendo a ideologia do grupo; ainda são apresentadas diversas imagens de arquivo mostrando toda a glória e emoção do Camel.

O dvd apresenta de forma cronológica uma seqüência de grandes shows, desse modo a primeira apresentação contém a pouco conhecida 'Arubaluba', do disco de estréia, executada em 1973 pela formação original e mais clássica do grupo. A performance dessa música explica direitinho porque considero Andy Ward um dos cinco melhores bateristas de todos os tempos, esbanjando criatividade, técnica e muita vibração com seu estilo despojado, sem camisa e triturando as caixas. Destaque para a qualidade das imagens e produção do show, sempre com cortes precisos dos instrumentos e músicos, em conformidade com o andamento musical.

A dobradinha 'White Rider'/'Another Night' toma forma numa apresentação num santuário camelístico, o Hammersmith Odeon, em Londres, em ambos o destaque fica a cargo da mágica guitarra de Andrew Latimer, o solo de 'Another Night' é formidável, depois dessas composições dos álbuns mais consagrados do grupo, respectivamente 'Mirage' e 'Moonmadness', eis que surge a lendária apresentação de 1977 para a BBC, com a formação do 'Rain Dances'.

A verdade é que essa apresentação já é bem famosa no meio, devido à circulação de inúmeros vídeos na internet, entretanto nenhum deles possui a excelente qualidade de som e principalmente imagem disponível nesse dvd. A seqüência das músicas é 'Rhayader', 'Rhayader Goes To Town', 'Skylines', 'Highways Of The Sun e 'Never Let Go'. Não obstante 'Rain Dances' ser inferior aos trabalhos anteriores, ainda assim é uma obra monumental e esta foi de longe, a melhor formação (homem a homem) do Camel em todos os tempos. Nessa apresentação esse aspecto fica latente pois as versões das músicas executadas estão insuperáveis. A saída do primeiro membro fundador, Doug Ferguson, deixou uma grande lacuna para o grupo, porém a mesma foi preenchida a contento pelas entradas de Richard Sinclair e também de um dos maiores mestres dos sopros - Mel Collins, sempre genial, a sua performance em 'Rhayader Goes To Town' é de arrepiar, contribuindo num autêntico 'upgrade' para esse clássico eterno. Mas pra matar mesmo é a estupenda versão de 'Never Let Go', a harmonia entre Bardens e Collins é perfeita, a cozinha contando com diversos improvisos de Sinclair e Ward está primorosa, culminando com um magnífico solo de Latimer, aqui indubitavelmente figura o grande momento dessa obra!

Já nos anos 80, temos um Camel totalmente reformulado na execução de 'Lies', do excelente álbum 'Nude'. Dos integrantes originais permaneceram somente Latimer e Ward, entrando Colin Bass no baixo, Jan Schelhass e Kit Watkins nos teclados. O fato é que o padrão de qualidade se manteve elevado e essa formação com dois tecladistas se mostrou muito interessante e consistente, suprindo a ausência de Peter Bardens com dignidade.

Ainda do álbum 'Nude', o dvd apresenta a sentimental 'Drafted' no antológico show de 1984 (muito conhecido também) de volta ao Hammersmith Odeon com outra generosa formação, tendo apenas Latimer como integrante original e as presenças marcantes de Chris Rainbow, Tom Scherpenzeel e Ritchie Close. A combinação dos vocais de Rainbow e Colin Bass forma um efeito agradável na canção, apreciável também é a linha de baixo de altíssimo nível executada por Bass.

Nessa etapa, o dvd comete seu primeiro pecado, pois salta vinte anos no tempo, indo diretamente para o ano 2000 numa apresentação acústica de 'Slow Yourself Down' e 'Eyes Of Ireland'. O Camel é daquelas raras exceções entre os medalhões que não teve um período de exigüidade musical nos anos 80 e 90, logo para um dvd que aparentava apresentar um apanhado das várias fases da banda, essa lacuna é inexplicável, até porque algumas obras do Camel nesses períodos são definitivamente deslumbrantes. A formação nesse set acústico foi a mesma que esteve no Brasil para algumas apresentações. O grupo trazia o excelente Guy Leblanc nos teclados e Denis Clement na bateria, porém a rotação mais curta para 'Slow Yourself Down' soou um pouco estranha, passando a nítida impressão que o Camel é essencialmente uma banda eletrificada, pois algo se perdeu e muito com a ausência dos teclados e bateria nessa execução, mas principalmente a falta do baixo foi letal, até porque no original Doug Ferguson barbarizou, enquanto aqui Colin Bass faz apenas base no violão para Latimer desfilar alguns solos e dedilhados, o resultado final ficou devendo.

O dvd encerra com 'Fox Hill' do 'Nod And A Wink' e o destaque fica com os teclados conduzidos brilhantemente por Tom Brislin, substituindo Guy LeBlanc na formação anterior. Vale ressaltar que esse último trabalho do Camel é primoroso e esse número confirma essa afirmativa, belíssima surpresa desse dvd.

Por fim, o segundo pecado é a completa ausência de extras numa produção caprichada desse porte, ao menos um capítulo informativo seria mais que válido.
Progbrasil