Marcus Viana & Transfônica Orkestra - Marcus Viana & Transfônica Orkestra - Progbrasil

Marcus Viana & Transfônica Orkestra

Brasil




Titulo: Marcus Viana & Transfônica Orkestra
Ano de Lançamento: 2004
Genero:
Label:
Numero de catalogo: 2000

Revisto por Gibran Felippe em 07/04/10 Nota: 9.0

 

Extremamente bom, um clássico ro rock progressivo

Extremamente bom, um clássico do rock progressivo.

Registro gravado em 2001 no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, este dvd apresenta a inusitada Transfônica Orkestra, conduzida pelo veterano Marcus Viana, para a execução de alguns dos seus principais temas compostos exclusivamente para trilhas sonoras de novelas e seriados televisivos. A apresentação é atraente pela capacidade do grupo fundir inúmeras referências, desde a música clássica, passando pela MPB, New Age e desembocando em diversas passagens típicas do rock progressivo, estilo pelo qual o talentoso músico mineiro verte grande admiração e carinho.

A introdução toma forma através de elementos épicos nos sintetizadores, violoncelo, percussão em prato chinês e principalmente pelo vibrante violino de Marcus Viana numa passagem ágil, porém entremeada com quebras de ritmo para andamentos acústicos ao piano. Estas são características básicas de 'Um Novo Século', trilha da minissérie 'Chiquinha Gonzaga, escolhida pelo diretor Jayme Monjardim para a celebração da passagem do século em 1999. Além do piano, outro destaque absoluto reside no violoncelo que está definitivamente sublime, levando praticamente sozinho nas cordas, já que Viana se ausenta do palco por um instante, todavia retorna para compor o magistral duo no movimento final. O corte das imagens para o voo das aves pantaneiras é propício, já que o segundo número é um dos mais belos extratos da suíte 'Pantanal', tema da clássica novela de mesmo nome. Marcus Viana aproveita para mostrar outras habilidades, tais como execução ao piano e seus ótimos vocais, provando ser de fato um músico polivalente. A melodia imposta pela flauta é uma das grandes referências televisivas nacional em todos os tempos, de arrepiar!

Além de Marcus Viana no violino, vocal, teclados e bandolim, a Transfônica Orkestra é composta por: Augusto Rennó - violão, Carlos Ernest Dias - oboé, corne inglês, sax e flauta, Cid Ornellas - violoncelo, Danilo Abreu - teclados, Eduardo Campos - percussão, Lincoln Meirelles - teclados e neste show ainda tivemos a participação especial de Olívia Loureiro Viana - vocal e Roberta Lombardi - vocal. 'Tango', conforme o nome preconiza, surge com a melancolia da musicalidade portenha, trilha da novela 'Kananga Do Japão'. A conjugação do vigoroso oboé, com as cordas de Rennó e o violino de Viana perfazem um efeito devastador, criando o clima necessário para os momentos de prantos da novela citada. Música que caiu nas graças do público desde os idos de 1989, teve seu desfecho com muitos aplausos da platéia presente ao Teatro das Artes. O eficiente Carlos E. Dias assume novamente as flautas para a execução de 'Para Todo O Sempre', da minissérie 'Aquarela Do Brasil'. Aqui é possível perceber que o trabalho do Marcus Viana à frente da Transfônica Orkestra é distinto do que nos acostumamos a ver no Sagrado Coração da Terra, pois em vários momentos do show, o músico assume os pianos, deixando Cid Ornellas como solista ao violoncelo, enquanto no Sagrado praticamente se restringe a tocar violino.

'Travessuras Barrocas' é um dos temas mais eruditos executados pelo grupo, remetendo às grandes bandas que possuem maior pragmatismo em suas linhas folks, tais como Amazing Blondell, Ezra Winston e Los Jaivas. Foi tema da novela 'Xica Da Silva'. A verve italiana de Viana aflora em 'Canzone Per Um Sognatore', trilha da novela 'Terra Nostra', marcada pelos sucessivos recordes de audiência da televisão brasileira. Música extremamente sentimental, em forma de acalanto, capaz de ninar até mesmo aqueles que sofrem de lumbago.

A pequena Olívia Viana embeleza 'Anel Mágico', da trilha de 'A História De Ana Raio E Zé Trovão', mais uma vez a combinação do piano de Marcus Viana com o oboé de Carlos Dias cria uma atmosfera pungente, neste que é um dos momentos mais marcantes da apresentação. A destacar também o maravilhoso trabalho do percussionista Eduardo Campos na consecução dos mais diversos efeitos. Quando Viana pega o bandolim para a execução de 'Cuore Pellegrino' da novela 'Terra Nostra', surge uma dramaticidade que remonta às grandes peças do genial compositor italiano Nino Rota, belíssima música!

A performática Roberta Lombardi dá o tom para o último número, uma homenagem da Transfônika Orkestra ao compositor Ary Barroso com 'Aquarela do Brasil'. Um espetáculo de gala, onde percebe-se inúmeras influências na construção e execução musical destes grandes músicos, tais como: Villa Lobos, Carlos Gomes, Nino Rota, Ary Barroso, Pixinguinha, Premiata Forneria Marconi, Milton Nascimento, Jon Anderson, Som Imaginário, entre outros. Os extras contidos no dvd são econômicos, resumindo-se a um breve discografia, biografia, algumas fotos e um making of de aproximadamente 3 min.

Obs. Resenha dedicada ao amigo mineiro Dr. Luiz Sérgio Bahia.
Progbrasil