Kraftwerk - Minimum - Maximun - Progbrasil

Kraftwerk

Alemanha




Titulo: Minimum - Maximun
Ano de Lançamento: 2005
Genero:
Label:
Numero de catalogo:

Revisto por Gibran Felippe em 07/11/05 Nota: 9.0

 

Extremamente bom, um clássico ro rock progressivo

Aqueles que não possuem muito contato com a obra do Kraftwerk e que não são ligados à música eletrônica, provavelmente ficarão à deriva numa audição preliminar desse trabalho ? ?Minimum ? Maximum? ? e custarão ainda um tempo para ter um entendimento razoável do sentido musical desse genial quarteto alemão. De fato, a melhor opção para esses seria o dvd, recentemente lançado, pois com a associação das imagens, é mais fácil captar a essência visionária da banda.

Fico muito à vontade para comentar ?Minimum ? Maximum?, já que além de conhecer o último e bom trabalho de estúdio do grupo, ?Tour De France Soundtracks?, estive presente nessa memorável turnê e posso afirmar com tranqüilidade que o álbum retrata com fidelidade a apoteótica performance dos alemães, num dos shows mais contagiantes que assisti.

Um dos aspectos que me deixa impressionado é perceber como o Kraftwerk era um conjunto à frente de seu tempo, pois trinta e cinco anos se passaram e a roupagem do grupo continua atualizada. Apesar dos temas fazerem parte do passado, a banda consegue revitalizá-los arrebanhando ainda hoje uma nova legião de admiradores e sinceramente, depois que se assiste a um show do Kraftwerk, torna-se impossível imaginar a concepção das músicas desassociadas das imagens e fico pensando... será que nos anos 70, trinta anos atrás, Ralf e Florian faziam composições imaginando a contraposição com imagens(na época com uma tecnologia bem inferior aos dias atuais)? Penso nisso, pois o Kraftwerk é capaz de realizar um espetáculo incrível, arrebatador e imbatível, numa sincronia impecável entre sons e imagens.

Acredito que o cd ?Minimum ? Maximum? possua quatro momentos de êxtase: abertura com ?The Man-Machine?, a seqüência mais progressiva do show com ?Trans-Europe Express?, a celebração maior da banda com ?The Robots? e o término matador com ?Music Non Stop?, onde Ralf Hütter nos minutos finais permanece sozinho no palco, de forma estática, executando as últimas notas com intensa magia, no único momento em que se percebe que ele ainda é humano.

Mas, ?Minimum ? Maximum? vai mais adiante, conseguindo resumir a contento uma mole de 35 anos de carreira executando todos os mais importantes sucessos da banda, porém há um único problema que detectei, o qual foi a versão resumida de ?Autobahn?, já que doze minutos a mais de show não fariam tanta diferença.
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