Allan Holdsworth - Blues for Tony - Progbrasil

Allan Holdsworth

Inglaterra
http://www.therealallanholdsworth.com/




Titulo: Blues for Tony
Ano de Lançamento: 2009
Genero:
Label:
Numero de catalogo: MJR 029

Revisto por Renato Moraes em 28/02/10 Nota: 10.0

 

Discoteca básica, fundamental

Em 1979-1980 eu comecei a ouvir jazz-rock com mais atenção e fiquei aficionado no estilo. Alguns poucos fatores foram muito importantes para isso: descobri que Bill Bruford (meu ídolo da bateria) tinha uns discos de jazz-rock, e ouvi quatro discos que eram simplesmente incríveis: Bundles, Belive it, One of a Kind e Gaseuze e todos eles tinham duas coias em comum, eram simplesmente incríveis e o guitarrista era o mesmo, o mestre: Allan Holdsworth. Esse cara me fascinou de um jeito que eu comecei a caçar tudo o que ele fazia e o que essas bandas faziam antes e quem eram os músicos relacionados. Belive it de uma banda de um baterista, um tal de Tony Williams, que eu descobri, na época, ter sido da banda de Miles Davis, mal coisa não podia sair dali. Eu não acreditava, mas Belive it, aquele disco era especial. Não era, é tão especial que até hoje é uma das obras primas do jazz-rock.
Para celebrar esse gênio da bateria, Allan Holdsworth se juntou com outro Alan, o Alan Pasqua, também da banda Lifetime, para gravar Blues For Tony, em que a banda re-visita a metade do Lp Belive It e apresentam várias composições dos membros da banda e outras originais. Para completar o time, os Allans chamaram Chad Wackerman e Jimmy Haslip e o quarteto detona nesse CD duplo gravado ao vivo. Não existe muita informação sobre a gravação, a não ser que foi feita em 2007, mas eu suponho que seja uma compilação de vários shows.
Do Belive It a banda apresenta Fred, Protocosmos e Red Alert. As duas primeiras são totalmente reconhecíveis e reproduzem bem as composições originais, mas Red Alert ganhou arranjo totalmente novo e parece uma composição nova. O CD ainda trás Pud Wud e Looking Glass de trabalhos anteriores de Allan, mais três composições de Pasqua, uma de Wackerman e um improviso coletivo. Blues for Tony é um blues, muito nervoso, mas um blues que lembra a levada de Red Alert e com belíssimo solo de piano. The Fith, de Wackerman, é uma balada, mais calma que eu não conheço e não posso dizer se é de algum trabalho solo dele, mas com ceerteza não é de nenhum dos três primeiros CDs; com belso solos de piano elétrico e guitarra. It Must Be Jazz é um improviso coletivo que começa com Haslip mostrando porque foi escolhido pelos feras! Fred, composição de Holdsworth, que aparece em seu Velvet Darkness como peça de solo de violão, é aqui apresentada no seu formato jazz-rock como foi gravada em Believe It. Para quem não conhece, o motivo é dominado por acordes de piano elétrico e guitarra que cede lugar para belos solos, aqui de piano elétrico e guitarra, como muita energia até o final explosivo que eaqui não deixa nada a dever para a versão original; um dos pontos altos do CD e que Allan vez por outra visita com suas bandas em seus shows. Solo viajante de guitarra serve de introdução para Pud Wud, do disco SAnd de Allan, e que ganha roupagem mais calma nesse CD com solo de baixo logo no seu início, sendo que o tema principal da música é tratado aqui com grande sutileza. O segundo CD abre com Looking glass, do CD Atavachron de Allan, pois o baterista original dessa gravação era Tony Williams e uma das composições suas mais bonitas. To Jaki, George and Thad é solo de piano bem intimista e de grande beleza e profundidade, sendo a introdução de San Michele, cujo início me lembra uma mistura de Mirage, de Jean-Luc Ponty, com Birds of Fire, da Mahavishnu, mas a composição é algo mais calma, mas bastante intensa. Para terminar, duas do Lp Believe It, Protocosmos, que fechava o lado A do Lp; aqui é Holdsworth quem arrebenta! Red Alert fecha o CD, mas o arranjo é bem diferente, que é o tema original só aparece bem no final, mas mostra a influência que a fase elétrica de Miles Davis teve sobre todo esse pessoal. Um dos melhores CDs de jazz-rock de 2009.

ALLAN HOLDSWORTH guitarra
ALAN PASQUA teclados
JIMMY HASLIP baixo
CHAD WACKERMAN bateria
CD 1
1. Blues For Tony (Pasqua)
2. The Fifth (Wackerman)
3. It Must Be Jazz (Pasqua)
4. Fred (Holdsworth)
5. Pud Wud Intro (Holdsworth)
6. Pud Wud (Holdsworth)
CD 2
1. Looking Glass (Holdsworth)
2. To Jaki, George and Thad (Pasqua)
3. San Michele (Pasqua)
4. Protocosmos (Pasqua)
5. Red Alert (Newton)
Progbrasil