Gentle Giant - In a Glass House - Progbrasil

Gentle Giant

Inglaterra




Titulo: In a Glass House
Ano de Lançamento: 1973
Genero:
Label:
Numero de catalogo:

Revisto por Amyr Cantusio Jr em 13/02/06 Nota: 10.0

 

Discoteca básica, fundamental

Quem não se lembra da euforia maluca de ter pego pela primeira vez esta bolacha linda nas mãos???Cito o vinil exótico, com um negativo de foto preto e branco da banda ,colado à capa, ou seja, uma inovação única no setor dos rótulos e embalagens de discos da época!

Bem, já começa por aí a sonzeira deste grupo eclético inglês que mistura a música barroca, dodecafônica , jazz e rock numa medida jamais igualada por outra banda da época.

Quem não lembra ainda da famosa faixa In a Glass House, com o barulho daqueles vidros quebrando no inicio da faixa, estalos que permeiam minhas lembranças e estão inscritos no meu DNA até hoje??

O Gentle Giant não chegou nunca a emplacar sucessos de big grupo como um Yes , Pink Floyd ou Gênesis. Ficou mais na obscuridade do underground, a exemplo de outros grandes como King Crimson ou Van Der Graaf Generator, que na realidade, eram bandas que sempre agradaram poucos progressistas.Torçam o nariz ou não ! Com certeza pela complexidade e beleza bizarra de seus acordes,os quais não são de fácil acesso aos ouvidos menos treinados ou dispostos a tal inovação.

In a Glass House é o quinto disco da banda, que começou em 1970 já com o lindo LP denominado somente Gentle Giant.

A banda não manteve a formação inicial e vai se estabilizar somente no quarto disco , a saber o belo Octopus.
O baterista John Weathers criaria uma batida (ou manteria o anacruse sonoro)que seria a base da banda para criar sua identidade rítimica.
Kerry Minnear ,um tecladista com formação pra lá de erudita, seria o mantedor da sonoridade estranha do Giant com seus acordes atonais.
A poderosa voz de Derek Schulman daria a característica e o colorido ideal.
Os outros músicos,excelentes e multi-instrumentistas,seriam o glacê deste delicioso bolo.Cito Gary Green(guitarras) e Ray Schulman no baixo e violinos.

Este CD com certeza é um clássico entre os clássicos,sempre foi difícil de se encontrar no formato LP e continua ainda difícil se achar um CD!

As edições sempre foram limitadas,creio que por causa do citado acima, de a banda não ter um público de grande porte e consumidor de suas belas obras.Caso ache a bolacha,escute com atenção ,pois ouvirá uma estranha,complexa e bela arte única no rock! Confira !
Progbrasil