Soft Machine - Softs - Progbrasil

Soft Machine

Inglaterra




Titulo: Softs
Ano de Lançamento: 1976
Genero:
Label:
Numero de catalogo:

Revisto por Amyr Cantusio Jr em 06/04/06 Nota: 10.0

 

Discoteca básica, fundamental

Com a criada sigla Canterbury School, que futuramente denominaria bandas de jazz rock progressivo e fusion experimental na Inglaterra dos anos 60 & 70,surgiria seu maior representante, o grupo Soft Machine.

Fundado por dois grandes músicos(Robert Wyatt-batera e vocal) e Daevid Allen(guitarras)que fundaria posteriormente outra grande banda na França, o Gong, o Soft já criado no ano de 1966 chegou a abrir shows nos U.S.A de Jimi Hendrix !!

Seu primeiro registro oficial datado do mesmo nome seria em 1968(Soft Machine I),seguido por outros trabalhos denominados Soft I,II, III,IV,V,VI e VII,de onde viria a seguir Bundles(1975)e Softs(l976).

Obviamente a formação não era mais a original.

Mas para meu gosto, a segunda formação responsável pelo lindíssimo Softs,seria integrada por Karl Jenkins(teclados),o virtuose baterista John Marshall, o etérico guitarrista John Etheridge, o fabuloso baixista Roy Babbigton( o qual conheci pessoalmente nos anos 80 no Teatro Municipal de Campinas tocando com Stan Tracy Quintet) e o primo de Rick Wakeman(Alan Wakeman) no sax,a partir de Soft Machine IV.

Com Softs, a meu ver, a banda atingiria seu apogeu técnico,criatividade e beleza estética mesclada puramente de jazz rock experimental com o rock progressivo,indo de faixas altamente rápidas e transadas, à faixas lentas e viajantes com solos de guitarras como Pink Floyd,além dos teclados de Jenkins darem aquele alto toque atmosférico de fundo!.

Com seus membros futuramente dispersados,os mesmos dariam surgimento a pelo menos mais 3 grandiosas bandas da canterbury sound,como o frances Gong(com Daevid Allen)formado ainda com Steve Hillage na guitarra e voz,Tim Blake nos sensacionais analog synthesizers e o falecido batera virtuose Pierre Moerlen,entre outros.

O Caravan formado pelos irmãos Sinclar e o Matching Mole.

Todos com altíssimo nível de beleza e criatividade.

Softs marca a obra prima da Canterbury School junto com outro grande disco, o Angel`s Egg do Gong,que seriam na minha concepção auditiva,os maiores representantes indicados desta escola,para os iniciantes audiófilos da área!

Confira urgentemente,pois valem a pena!
Progbrasil