King Eider - Somateria Spectabilis - Progbrasil

King Eider

Holanda
http://www.kingeider.nl/




Titulo: Somateria Spectabilis
Ano de Lançamento: 2006
Genero:
Label:
Numero de catalogo:

Revisto por Cesar Lanzarini em 13/07/06 Nota: 8.5

 

Fantástico, vai rolar direto no meu som

Como o Japão, a Holanda também apresentou um boom de novos grupos no final dos anos 1990. O King Eider, nome originado em uma espécie de ave do Ártico, tem na formação músicos do gruo Nice Beaver e conta também com um vocalista convidado de suma importância: trata-se de Rinie Hiugen (Cliffhanger e Knight Area).

Este trabalho conceitual (a frase de entrada do portal da banda: um álbum de rock progressivo baseado em um pato do Ártico) sobre a já citada ave já pode ser colocado como um dos bons CDs de 2006, apesar de ter levado anos para ser gravado (desde 1997). O som é um prato cheio para os amantes da sonoridade guitarra/violão/teclados de Steve Hackett/Tony Banks. A bela faixa-título com o mellotron que ecoa Watcher of The Skies e a guitarra chorada de Hackett é emocionante. As letras referentes ao pato fazem-se presentes em King of Ducks, com belos pianos e solos "moogados".

Destaque também para a melancólica Exxon Valdez, que faz referência à tragédia ecológica ocorrida no Alasca devido ao vazamento de óleo do petroleiro de mesmo nome. Belo trabalho.
Progbrasil