Emerson, Lake & Palmer |
Inglaterra |
http://www.emersonlakepalmer.com/ |
![]() | |||||||||||
|
Clique aqui para Ficha Tecnica |
Revisto por: Gibran Felippe | Nota:8.5 |
Baseado na composição clássica de Mussorgsky, trata-se de um álbum
conceitual do ELP, pavoneado de muitos prós e alguns contras. Pesa a favor o fato de ter sido realizado ao vivo, afinal de contas, ELP in concert sempre significou eventos memoráveis, todavia esse mesmo fato de ter sido realizado ao vivo, tirou do mesmo a possibilidade de acertos e ajustes que são propícios das gravações em estúdio, mesmo valendo-se dos serviços do mago Eddie Offord. ?Pictures At An Exhibition? possui grande exuberância devido ao talento do power trio, apesar disso, como foi desenvolvido num formato típico de jam session, permite alguns excessos por parte de Keith Emerson e não poderia ser diferente, já que essa adaptação permeava a mente do tecladista antes mesmo do álbum de estréia do grupo e como a gravadora não percebia potencial para editar esse trabalho, a única maneira que a banda encontrou de satisfazer seus anseios foi executá-lo ao vivo e oferecer à gravadora após a aclamação empolgante de um público extasiado em 71. Dessa forma, esse belo códice foi lançado, mas não foi tarefa simples, a banda se comprometeu a entregar o ?Tarkus? na mesma ocasião, sendo ?Pictures At An Exhibition? uma espécie de álbum bônus e dessa forma a banda obteve a anuência da gravadora para o seu lançamento. ?Pictures At An Exhibition? é ímpar e peculiar na carreira do ELP, além do aspecto de ser ao vivo, se desenvolve como mix de arranjo de compositores clássicos, Mussorgsky e Tchaikovsky e composições próprias, numa espécie de parceria atemporal. Em diversos momentos transmite a ligeira impressão de ser um mero exercício de virtuosismo, onde a banda pode mostrar todo o arsenal de variações rítmicas, quebras seqüenciais de compasso, pausas e momentos velozes com a agilidade conhecida dos músicos, mas também trechos melódicos a cargo do genial Greg Lake. É perceptível que ?Pictures At An Exhibition? não conseguiu emplacar de fato nenhuma música na discografia do grupo, ou seja, quando rememoramos as grandes músicas do ELP, provavelmente ninguém ou poucas pessoas vão citar alguma composição desse trabalho, mesmo assim é relevante frisar que o mesmo obteve grande sucesso de vendas, sendo ainda hoje muito admirado pelos amantes do rock progressivo. Particularmente, considero as melhores músicas ?The Sage? e ?The Curse Of Baba Yaga?, justamente as de composição exclusivamente da própria banda, onde fico questionando a possibilidade de uma produção genuína, ao invés de ter enveredado por uma adaptação de uma peça clássica. ?Pictures At An Exhibition? possui importância relacionada ao fato de que a partir desse concerto, o ELP provou que não existem regras para a sua musicalidade, extrapolando os limites do rock convencional, aproximando-o por inteiro ao virtuosismo da música clássica, algo complexo em se levando consideração a escolha que recaiu na virtuose de músicos eruditos russos. Comparado a outros trabalhos da banda, ?Pictures At An Exhibition? deixa um pouco a desejar por ser muito visceral e também por ser menos equilibrado nas contribuições dos músicos. A maior parte do show é dominada inteiramente por Keith Emerson, fato que não ocorre nos mais equilibrados ?Emerson, Lake And Palmer? e ?Brain Salad Surgery? que considero superiores. A versão remasterizada do cd traz uma amostra da performance da obra em estúdio, gravada em 93 e para meu paladar, a considero bem mais equilibrada e sinfônica que a versão original. |