Anthony Phillips

Inglaterra
http://www.anthonyphillips.co.uk/

Titulo: Private Parts & Pieces 1
Ano de Lançamento: 1978
Gênero:
Gravadora: Label n�o informado
Número de catálogo:
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  Revisto por: Marcello Rothery Nota:7.0
Em 1978, Anthony Phillips deu in�cio � sua longa s�rie de �lbuns dedicados a m�sicas mais simples, e em formato mais bruto, que caracterizam a s�rie Private Parts & Pieces. Can��es mais simples, com um ou dois instrumentos em geral, � o que a gente encontra nestes �lbuns.

O primeiro da s�rie � um prato cheio para quem curte este tipo de som. Phillips d� prioridade aos temas de viol�o solo, por�m h� tamb�m espa�o para algumas m�sicas tocadas em dois viol�es, e outras com teclados. O �lbum original tem uma �nica m�sica com vocais, que o fecha, mas a reedi��o acrescentou mais duas.

O �lbum, curiosamente, abre com Beauty and the Beast, cuja base � feita no piano. Uma faixa com apelo erudito, na qual um viol�o de a�o e outro piano intercalam solos virtuosos, em pouco mais de 4 minutos.

A seguir, um dos destaques do �lbum : Field of Eternity, um dos mais cl�ssicos n�mero solo de viol�o de nylon de Phillips, de pouco mais de 5 minutos. Uma melodia extremamente relaxante, e que j� circulou em v�rios bootlegs nas �ltimas d�cadas, inclusive com um nome diferente : For a Present Friend.

A faixa seguinte, Tibetan Yak-Music, � levada em viol�es de a�o e possui efeitos de eco para reproduzir a atmosfera do Tibet. Efeitos adicionados pelo parceiro Harry Williamson, que j� gravou alguns discos em parceria com Phillips.

Uma das faixas mais bonitas do �lbum � a curta Harmonium in the Dust, com uma linda melodia solada na guitarra como Phillips fazia no Genesis, e raramente faz em sua carreira solo. Isto com a base feita em um harm�nio.

A longa Tregenna Afternoons, de quase 8 minutos, � mais um dueto de viol�es de a�o, com um ritmo mais quebrado, que n�o me agrada muito, pois em certo momento o virtuosismo parece excessivo, e um pouco cansativo.

Mais interessante � a faixa b�nus que vem a seguir : Stranger, escrita junto com o parceiro Michael Rutheford, � uma das poucas faixas cantadas do cd, e possui uma agrad�vel melodia levada em viol�es, que lembra um pouco a atmosfera do �lbum The Geese and the Ghost.

Ap�s ela, vem uma das mais famosas, e mais bem constru�das faixas de viol�o ac�stico da carreira de Phillips : The Reaper. Uma su�te de quase 8 minutos, cuja estrutura gira em torno do tema principal que � tipicamente roqueiro, em torno do qual se desenvolvem varia��es mais calmas, criando uma atmosfera mais relaxante, marca registrada do m�sico. Tudo conduzido em um �nico viol�o ac�stico.

A seguir, um dos grandes momentos da carreira de Phillips como pianista : Autumnal, uma pe�a erudita de piano solo, com uma bela estrutura mel�dica, assim como partes que mostram que, n�o s� como compositor mas tamb�m tecnicamente, Phillips � realmente um bom pianista.

A faixa a seguir � a maior do disco : Flamingo, com 11 minutos de dura��o, todos feitos em viol�o de a�o. A estrutura tem algumas semelhan�as com The Reaper. H� o tema central mais roqueiro, e os temas mais lentos desenvolvidos em torno dele. Por�m aqui, eles t�m mais independ�ncia, se distanciam mais do tema principal, ganhando quase uma identidade pr�pria. Por fim, um desses temas, o maior de todos, evolui aos poucos, ficando mais acelerado, at� chegar a um cl�max que faz a can��o voltar para um formato mais calmo, que � o encerramento da su�te.

Que nos conduz � faixa de encerramento do �lbum original (e �nica deste com vocais) : Seven Long Years. Toda de voz e piano, a estrutura desta bela can��o lembra bastante a de Collections (tamb�m do �lbum The Geese and the Ghost). Um bonito encerramento para o primeiro dos �lbuns mais intimistas da carreira do m�sico.

A nova edi��o do �lbum ainda inclui mais duas faixas b�nus. A primeira � bastante curiosa : trata-se da demo de outra can��o bastante conhecida de Phillips para os colecionadores de bootlegs : Silver Song. Nesta vers�o, quem faz os vocais � o pr�prio Phillips, e a can��o � levada quase toda em viol�es, apenas com pequenas passagens de guitarra. O tom � mais baixo tamb�m, o que se torna mais adequado � voz de Phillips, que soa agrad�vel, e combinou bem com o arranjo aqui.

Por fim, a �ltima faixa b�nus � mais uma su�te de 7 minutos para viol�o de 12 cordas, com estrutura semelhante �s de The Reaper e Flamingo: Movement IV from Guitar Quintet. Outra bela m�sica, que Phillips fez muito bem em tirar do ba�; constitui um belo encerramento para o cd.