Strawbs

Inglaterra

Titulo: Hero And Heroine
Ano de Lançamento: 1974
Gênero: Prog Sinfônico
Gravadora: Label não informado
Número de catálogo:
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  Revisto por: Demetrio Nota:9.7
Grupo progressivo inglês com fortes raízes no folk, o Strawbs foi
fundado pelo vocalista e guitarrista David Cousins e, ao longo dos
anos, com a entrada e saída de vários músicos em sua formação
(dentre os quais o tecladista Rick Wakeman, que fez parte da banda
entre 1970 e 1971, participando da gravação de um disco ao vivo,
Just a Collection of Antiques and Curios, e um de estúdio, From the
Witchwood, antes de seguir para o Yes), foi incorporando outros
elementos à sua música, notadamente sinfônicos, embora permanecendo
predominantemente focado no formato canção e em suas levadas folk
características ao longo de toda sua (prolífica) carreira. A
princípio o nome do grupo era The Strawberry Hill Boys (numa alusão
ao local onde ensaiavam e se apresentavam no início da carreira,
chamado Strawberry Hill, ainda no final dos anos 60), depois
simplificado para The Strawbs.

Hero and Heroine, um de seus trabalhos mais sinfônicos, começa com
aquela que eu particularmente considero a melhor música do grupo e
uma das mais belas mini-suites progressivas de todos os tempos. Com
quase nove minutos de duração e composta de três movimentos, ela
começa um pouco soturna, num ritmo grave e cadenciado construído por
timbres de sintetizador / baixo / bateria, evoluindo numa belíssima
e inspirada intervenção de mellotron, depois uma passagem mais
suave, com os vocais do Cousins acompanhados por delicados riffs de
guitarras acústica e elétrica (sempre com aquele som mágico do
mellotron ao fundo), em seguida outra parte, igualmente suave,
acompanhada de delicados solos de piano, nova mudança de ritmo para
uma cadência mais forte, terminando num crescendo sinfônico e
arrasador de mellotron, valendo ainda mencionar a inspiradíssima
performance vocal do Cousins nesta música, bastante
melancólica. "Sad Young Man" (faixa 2) começa no típico estilo folk
do Strawbs, mas assume logo em seguida características bastante
sinfônicas também, com ótima presença de órgão e mellotron, além de
guitarras elétrica e acústica. "Just Love" (faixa 3) é bem rock 'n'
roll, enquanto "Shine on Silver Sun" (faixa 4) restabelece um pouco
a calmaria do disco, numa bonita balada comandada por
mellotron. "Hero & Heroine" (faixa 5), uma música com andamento meio
frenético e psicótico, é outro ponto alto deste álbum, começando num
crescendo bombástico e arrasador, comandado por timbres de
mellotron, seguido dos vocais do Cousins e riffs de guitarra com
timbre de banjo, depois com novas intervenções de mellotron e órgão,
terminando com bonitos riffs de guitarra e já interligando-se com a
faixa seguinte, "Midnight Sun", uma belíssima balada semi-acústica
com timbres de guitarra flamenca e de flautas (sintetizadas,
presumo) com reminiscências andinas. "Out in the Cold" (faixa 7) é
outra balada semi-acústica com ótimas reminiscências folk e letra de
uma certa conotação erótica ("I sucked on your breasts, your legs
opened wide / I could scarcely believe all the pleasures inside"),
ao passo que "Round and Round" (faixa 8) é mais sinfônica e
agressiva, com uma atmosfera meio soturna e psicodélica em algumas
passagens, começando com timbres de sintetizadores, baixo e bateria,
seguidos das características intervenções vocais do Cousins. "Lay A
Little Light on Me" (faixa 9) é outra balada sinfônica bem
interessante, com boa presença de riffs de guitarras, interligando-
se em seguida com a faixa de encerramento do álbum, "Hero's Theme",
bastante sinfônica e com boa presença de vocal coral. As duas faixas
bônus (contidas na edição remaster) também são muito interessantes,
a primeira ("Still Small Voice") começando bem suave, com riffs de
guitarra semi-acústica, progredindo em seguida para uma sonoridade
mais rock e finalizando tranqüila como começou, ao passo que a
segunda ("Lay A Little Light on Me [early version]") é uma versão
mais rock da faixa 9, com boa presença de bateria e piano.

O som do Strawbs não costuma fazer muito aquele padrão de música
cativante à primeira audição. As eventuais reminiscências às
características folk / bluegrass de suas origens, a voz do Dave
Cousins com seu timbre bastante peculiar (lembrando eventualmente o
Cat Stevens), são detalhes que normalmente demandam por parte de
neófitos algumas audições repetidas para se habituarem, mas uma vez
assimiladas essas características todas a gente aprende a apreciar
em toda sua plenitude a música realmente bonita e cativante do
Strawbs. No entanto, uma característica muito especial no som dessa
banda tende a agradar imediatamente todo e qualquer fã do bom e
velho rock progressivo: a farta utilização de mellotron, instrumento
este por cuja sonoridade eu particularmente tenho uma afeição toda
especial e sei que muitos outros fãs do gênero também o têm,
portanto fica aqui a dica a outros aficionados no som mágico desse
instrumento, no sentido de que também procurem imediatamente
conhecer o Strawbs.