Strawbs |
Inglaterra |
![]() | |||||||||||
|
Clique aqui para Ficha Tecnica |
Revisto por: Demetrio | Nota:9.7 |
Grupo progressivo inglês com fortes raízes no folk, o Strawbs foi
fundado pelo vocalista e guitarrista David Cousins e, ao longo dos anos, com a entrada e saída de vários músicos em sua formação (dentre os quais o tecladista Rick Wakeman, que fez parte da banda entre 1970 e 1971, participando da gravação de um disco ao vivo, Just a Collection of Antiques and Curios, e um de estúdio, From the Witchwood, antes de seguir para o Yes), foi incorporando outros elementos à sua música, notadamente sinfônicos, embora permanecendo predominantemente focado no formato canção e em suas levadas folk características ao longo de toda sua (prolífica) carreira. A princípio o nome do grupo era The Strawberry Hill Boys (numa alusão ao local onde ensaiavam e se apresentavam no início da carreira, chamado Strawberry Hill, ainda no final dos anos 60), depois simplificado para The Strawbs. Hero and Heroine, um de seus trabalhos mais sinfônicos, começa com aquela que eu particularmente considero a melhor música do grupo e uma das mais belas mini-suites progressivas de todos os tempos. Com quase nove minutos de duração e composta de três movimentos, ela começa um pouco soturna, num ritmo grave e cadenciado construído por timbres de sintetizador / baixo / bateria, evoluindo numa belíssima e inspirada intervenção de mellotron, depois uma passagem mais suave, com os vocais do Cousins acompanhados por delicados riffs de guitarras acústica e elétrica (sempre com aquele som mágico do mellotron ao fundo), em seguida outra parte, igualmente suave, acompanhada de delicados solos de piano, nova mudança de ritmo para uma cadência mais forte, terminando num crescendo sinfônico e arrasador de mellotron, valendo ainda mencionar a inspiradíssima performance vocal do Cousins nesta música, bastante melancólica. "Sad Young Man" (faixa 2) começa no típico estilo folk do Strawbs, mas assume logo em seguida características bastante sinfônicas também, com ótima presença de órgão e mellotron, além de guitarras elétrica e acústica. "Just Love" (faixa 3) é bem rock 'n' roll, enquanto "Shine on Silver Sun" (faixa 4) restabelece um pouco a calmaria do disco, numa bonita balada comandada por mellotron. "Hero & Heroine" (faixa 5), uma música com andamento meio frenético e psicótico, é outro ponto alto deste álbum, começando num crescendo bombástico e arrasador, comandado por timbres de mellotron, seguido dos vocais do Cousins e riffs de guitarra com timbre de banjo, depois com novas intervenções de mellotron e órgão, terminando com bonitos riffs de guitarra e já interligando-se com a faixa seguinte, "Midnight Sun", uma belíssima balada semi-acústica com timbres de guitarra flamenca e de flautas (sintetizadas, presumo) com reminiscências andinas. "Out in the Cold" (faixa 7) é outra balada semi-acústica com ótimas reminiscências folk e letra de uma certa conotação erótica ("I sucked on your breasts, your legs opened wide / I could scarcely believe all the pleasures inside"), ao passo que "Round and Round" (faixa 8) é mais sinfônica e agressiva, com uma atmosfera meio soturna e psicodélica em algumas passagens, começando com timbres de sintetizadores, baixo e bateria, seguidos das características intervenções vocais do Cousins. "Lay A Little Light on Me" (faixa 9) é outra balada sinfônica bem interessante, com boa presença de riffs de guitarras, interligando- se em seguida com a faixa de encerramento do álbum, "Hero's Theme", bastante sinfônica e com boa presença de vocal coral. As duas faixas bônus (contidas na edição remaster) também são muito interessantes, a primeira ("Still Small Voice") começando bem suave, com riffs de guitarra semi-acústica, progredindo em seguida para uma sonoridade mais rock e finalizando tranqüila como começou, ao passo que a segunda ("Lay A Little Light on Me [early version]") é uma versão mais rock da faixa 9, com boa presença de bateria e piano. O som do Strawbs não costuma fazer muito aquele padrão de música cativante à primeira audição. As eventuais reminiscências às características folk / bluegrass de suas origens, a voz do Dave Cousins com seu timbre bastante peculiar (lembrando eventualmente o Cat Stevens), são detalhes que normalmente demandam por parte de neófitos algumas audições repetidas para se habituarem, mas uma vez assimiladas essas características todas a gente aprende a apreciar em toda sua plenitude a música realmente bonita e cativante do Strawbs. No entanto, uma característica muito especial no som dessa banda tende a agradar imediatamente todo e qualquer fã do bom e velho rock progressivo: a farta utilização de mellotron, instrumento este por cuja sonoridade eu particularmente tenho uma afeição toda especial e sei que muitos outros fãs do gênero também o têm, portanto fica aqui a dica a outros aficionados no som mágico desse instrumento, no sentido de que também procurem imediatamente conhecer o Strawbs. |