Brand X

Inglaterra
http://www.philcollins.co.uk/brandxgigs.htm

Titulo: Manifest Destiny
Ano de Lançamento: 1997
Gênero:
Gravadora: Label n�o informado
Número de catálogo:
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  Revisto por: Demetrio Nota:9.5
Um dos grupos mais tradicionais de jazz-rock fusion/progressivo, o Brand X encontra-se na estrada desde a metade dos anos 70, apresentando forma��es diversas ao longo de sua prol�fica carreira (inclusive contando com o cantor e baterista Phil Collins em alguns de seus primeiros trabalhos), mas sempre mantendo o seu n�cleo b�sico girando em torno do guitarrista John Goodsall e do baixista Percy Jones (isto pelo menos at� o final da d�cada de 90, j� que o Percy Jones tamb�m acabou deixando a banda, em 1999, sendo substitu�do por Mick Stevens).

Em Manifest Destiny, de 1997, al�m de Goodsall e Jones, tamb�m fizeram parte do line-up o tecladista Marc Wagnon e o baterista Frank Katz, bem como os m�sicos convidados Franz Pusch (teclados) e Danny Wilding (flauta). Trata-se, na minha opini�o, de um dos trabalhos mais consistentes do Brand X, caracterizado por uma marcante presen�a de se��o r�tmica (bateria, baixo, percuss�o), boas varia��es e interessantes elementos de world music em algumas passagens.

O disco abre com a excelente "True to the Clik", uma t�pica pe�a jazz-rock com uma introdu��o meio soturna e algumas reminisc�ncias crimsonianas ao longo de seu desenvolvimento, reminisc�ncias estas tamb�m presentes na faixa seguinte, "Stellerator". "Virus" (faixa 3), a mais longa do �lbum (quase 8 minutos), � talvez a minha predileta de todas, com �timas varia��es e algumas experimenta��es vocais interessantes. O disco prossegue com "XXL" (faixa 4) e "The Worst Man" (faixa 5), ambas com uma batida meio funk e alguns elementos eletr�nicos, enquanto que "Manifest Destiny" (faixa 6) e "Drum Ddu" (faixa 8) retornam �s caracter�sticas eminentemente jazz-rock do �lbum, com boa presen�a de riffs de guitarra. A tranq�ila "Five Drops" (faixa 7) tem caracter�sticas ac�sticas, com boa presen�a de solos de guitarra flamenca e vibrafone, enquanto que "Operation Hearts and Mind" (faixa 9), outra predileta, tamb�m apresenta reminisc�ncias tipicamente jazz-rock, com �tima presen�a de guitarra e vibrafone. O disco fecha oficialmente com "Mr. Bubble Goes to Hollywood", uma faixa bem curta (2:56), constitu�da apenas de um solo de bateria com sutil acompanhamento de baixo.

A vers�o em CD que tenho em m�os ainda apresenta duas faixas extras (a primeira ao vivo e a segunda apenas um solo de bateria), sem a indica��o de seus t�tulos.

Na minha opini�o, como dito alhures, um dos melhores trabalhos do Brand X, recomendado sem reservas a todo f� da banda e do g�nero fusion/progressivo em geral.